terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

DIVERSÃO PURA

A Fun Cup é uma categoria que vem fazendo sucesso na Europa já há algum tempo. Com uma bolha de Fusca, ela lembra a nossa antiga Speed, mas essa é a única semelhança. O carro da Fun Cup é um verdadeiro carro de corrida. Com quadro de tubos de aço, motor central e tração traseira, a categoria vem se espalhando pela Europa com suas corridas de longa duração realizadas na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Espanha, Ilhas Canárias e mais recentemente na Inglaterra. Além dessas, são realizadas mais duas corridas de 25 horas, sendo uma realizada em SPA em meados de Julho e a outra em Novembro em Nurburgring que fecha a temporada. Suas especificações técnicas são as seguintes: motor Volkswagen 2.0 de quatro cilindros que desenvolve 150 HP, câmbio de cinco marchas e pneus Uniroyal de alta performance. Um detalhe interessante é que o piloto vai sentado no meio do carro, a semelhança dos carros da finada Renault Super Clio.



Por ser uma categoria barata ($35.000,00), ela atrai um número grande de participantes. Para se ter uma idéia do que isso significa, a prova de 25 horas realizada em SPA tem suas inscrições limitadas a 155 (!) participantes. Bem diferente daqui, não?

Gostou e quer saber mais sobre a categoria, clique aqui.

(Reprodução Car and Driver)

8 comentários:

M disse...

Buonanno,
Nos USA não decolou.
Mas na Europa, a categoria continua bem ativa !
Veja o calendário para 2009:
http://www.funcup.co.uk/calendar01.asp

Anônimo disse...

Pelo o que eu fiquei sabendo a alguns anos atrás eles usavam o motor do Audi 2.0 e acredito que seria uma categoria que daria certo no Brasil, pois é muito bem feito e as corridas lá na Europa os grides estão sempre cheio e de público idem. Era só pegar a formula, enfiar um motor AP, já que ele é o mais barato e pronto.
Jovino

Helio Herbert disse...

É o que eu chamo de diverção sem frescura,pura adrenalina na veia,as Baratas andam muito e fazem bonito,os Europeus sabem o que é bom e devido ao baixo custo em relação as outras categorias,o Grid está sempre cheio...Pena o Brasil idolatrar o modelo Americano.

Buonanno disse...

M, a revista Car and Driver questiona exatamente isso. Se a categoria vai "pegar" lá nos EUA. Falam até que os pneus que seriam usados são melhores (com mais grip) do que os usados na Europa.

Jovino, na reportagem eles dizem motor da Volks 2.0. Pode ser mesmo da Audi. Vou pesquisar e acerto o post se for o caso. Obrigado.

Buonanno disse...

Já vi!

Na Europa motor do Audi 1800c.c de 130HP. Para 2009 motor 1900c.c TDI de 160 HP.

Nos EUA motor do Golf 2.0, selado na fábrica e pneus BF Goodrich.

Roberto Zullino disse...

Acho caríssimo para nossa realidade, o carro é um stock tubular. Custa US$ 35 mil, assim não dá, vão ser sempre os mesmos.
Aqui temos que reviver a Fórmula V com carros aprimorados na segurança, usando as sucatas mecânicas dos inúmeros speeds e gaiolas a um custo de R$ 10 mil por carro.

Anônimo disse...

Zullino,
A uns 3 anos ou mais quando a Volkswagem parou de fabricar o motor boxer 1600, me interessei em comprar um motor parcial para guardar para colocar num fusca que tenho mas o preço naquela época apresentado pela revenda aqui foi em torno de R$ 7.000,00. Como fazer um formula V a este preço que você diz?
Jovino

Roberto Zullino disse...

Tem um monte de motores, câmbios, speeds, gaiolas jogados por aí.

Para um fórmula V de um carburador não precisa muito.

Dá para aproveitar a suspensão dianteira, câmbio e motor completo.

Trata-se de categoria restritiva, o importante é a diversão e a competição, portanto, o regulamento é rígido e não premia endinheirados. É só ver como o SCCA faz.