sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

JAGUAR XJR-9s

Com cinco vitórias em sete anos, a Jaguar reinou absoluta em Le Mans na década de 50, mas mudanças nas regras deixaram o famoso D-Type obsoleto depois de 1957. Apesar de o departamento de competição ter desenvolvido uma versão de corrida mais leve do E-Type, as competições foram deixadas às equipes privadas. No início da década de 80, dois dos mais famosos proprietários de equipes particulares – Tom Walkinshaw e Bob Tullius – fizeram planos para trazer de volta a marca a Le Mans. Isso significava desafiar a poderosa Porsche, tarefa virtualmente impossível sem um suporte estrutural da fábrica. Surpreendentemente, esse suporte foi concedido para ambos os times e, partindo de um modelo que já corria o campeonato americano, foram feitas grandes alterações no carro sempre visando a vitória na prova de 24 horas mais famosa do mundo. Em 1987, oito das dez provas do Campeonato Mundial foram vencidas pela Jaguar e o título foi obtido com o piloto brasileiro Raul Boesel, mas a tão desejada vitória em Le Mans mais uma vez escaparia ao final. Em 1988, com algumas mudanças, a Jaguar lança seu modelo XJR-9s e este ganharia não só o Campeonato Mundial como a tão sonhada 24 Horas de Le Mans. Nesta prova, a Jaguar veio com cinco carros para a prova e durante a corrida dois abandonaram com problema de motor e câmbio. Jan Lammers, que liderava com um dos três carros restantes, também teve problemas no câmbio, mas percebeu isso e manteve o carro em quarta marcha durante todo o resto da corrida conseguindo assim a vitória apenas dois minutos a frente do segundo colocado.
(Sugestão de post Vitão - Reprodução UltimateCarPage)

17 comentários:

M disse...

Parabéns ao Tio Buonanno !
Pelo post e pela hora !
Mais uma vez acordando as galinhas, as 6:12 da madrugada !

Buonanno disse...

Grazie M!

Agora acabou o Carnaval e voltamos às atividades normais. he he he

vitão disse...

Buonanno, ficou joia !

M disse...

Buonanno,
Acho estranho que ninguém mais se manifeste !
Estes nossos colegas-comparsas estão se revelando uns frouxos !
Só dão as caras para enaltecer os jeguinhos ou falar besteiras sobre a Porsche !
Ou pior ainda, para enaltecer sofríveis realizações do ludopédio tupiniquim...

Primo disse...

Meu caro M...ressaca dos festejos de momo...semana q vem a tchurma volta...rsss

regi nat rock disse...

Epa epa... me inclua fora dessa lista, eminente M.
Não apareci antes, pois atividades outras me impediram. Já li os mails, respondi uns quantos e agora começo o deleite comparsiano.
Como não falar dessa pérola que ousou destronar o fuscone.
Tremendo desafio há que se considerar. Os fuscones, apesar de não ter minha simpatia eterna, são carros espetaculares, quase tão bons ou ótimos quanto as Rossas... Quem diz o contrario só faz manifestar seu jus esperneante.
Mas, o Jaguar, putz, que máquina, que máquina.
Foi um pancão na moleira dos tedescos o campeonato do Raul, conquistado ali na briga ferrenha mesmo. Naquele ano só faltou Le Mans, que veio no ano seguinte.
Show dew post esse. Parabéns Vitão pela oportunidade, quem sabe esse seja seu secret dream hein?

Roberto Zullino disse...

Estão reclamando de postagem e aí vai.
Não gosto de Jaguares e além disso esses Jaguares protótipos tem saias nas rodas traseiras e são muito feios.
Ganharam porque na época não havia competição séria.

Helio Herbert disse...

O brinquedo não é dos mais bonitos,mas sua inquestionavel capacidade de vencer concorrentes foi provada.O mais bonito para mim
continua sendo o Porsche 917 que além de beleza também dava trabalho
para a concorrência.
M não fique impaciente,os comentários vão surgindo conforme sobra um tempinho,não é todo mundo que tem o privilégio de acordar cedo e acompanhar o Buonanni em suas primeiras horas,eu por exemplo só acordo depois das nove da manhã e só estou pronto para não fazer nada depois das onze,
e paro para o almoço das doze às quinze,só depois eu volto a não fazer nada.

vitão disse...

Regi, o meu secret dream casou hoje! o resto é só um meio (bem rápido) de chegar às profundezas onde a emoção vence a razão .

vitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Buonanno disse...

M, ontem e hoje também achei o pessoal meio devagar, mas pensando bem voltar a trabalhar depois do Carnaval é meio ph... mesmo.

Tomara que a semana que vem a coisa engrene.

M disse...

Ah !!!! Agora "meioioiô" !!!!
Finalmente os vagabas estão saindo da toca !
Mas Buonano, que desculpa furada é esta de ressaca de carnaval ???
Fora o Zullino, até parece que alguma outra tia-velha daqui saiu de rainha-da-bateria-de-escola-de-samba...

Roberto Zullino disse...

Nasci com o samba no pé, mas depois lavaram e saiu, era apenas uma mancha.
Me inclua fora disso.

Cuore Sportivo disse...

Buonanno, post muito bom!

Primo disse...

Calma Don Bonani, que hoje as fofas ainda tem o desfile das campeãs...huahuaaaaaaaa

Buonanno disse...

Primo, haja purpurina, paêtes e pena de galinha mesmo porque a crise tá ph.... huahuahua