sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

VAI VIRAR FORMULA INDY ?


O Conselho do Automóvel, subordinado à Federação Internacional de Automobilismo (FIA), decidiu nesta sexta-feira modificar a tabela de pontuação do Mundial-2010 de Fórmula 1.
"Devido à extensão do grid de largada e seguindo as recomendações da comissão de Fórmula 1, será colocado em andamento um novo sistema de pontuação para a temporada 2010", anunciou a FIA em um comunicado.
Na quinta-feira, a comissão de Fórmula 1 da FIA, formada por acionistas das escuderias, promotores, fornecedores e patrocinadores, propôs uma tabela na qual o vencedor somaria 25 pontos, o segundo 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, o sexto 6, o sétimo 5, o oitavo 3, o nono 2 e o décimo 1, substituindo a formula atual, de 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1 respectivamente.
A proposta foi finalmente ratificada pelo Conselho Mundial, reunido nesta sexta, e será aplicada a partir de 2010.

Que voces acham disso?

Parecendo Formula Indy...


(reprodução)

9 comentários:

Primo disse...

E o Di Grassi vai de Virgin, cansou de esperar a Renault...

Speeder76 disse...

Se for a formula Indy dos anos 90... sim. Se for a actual, dispenso!

Eu sou a favor deste novo sistema, pois sei que hoje em dia, os carros estão a ser feitos para durar, logo, ter uma grelha de 26 carros, onde chegam 20 e pontuam oito, não dá hipóteses aos novatos. E como sabem, as ultrapassagens estão pela hora da morte...


Mas digo isto: pontuar os dez primeiros deve ser o limite. Mais do que isso significa banalizar o sistema de pontuação e dissolver uma das essências da Formula 1. Esta deve incentivar o espectáculo e nunca banalizá-lo. Há uma tradição poe trás, que não deve ser pura e simplesmente jogada fora.

Primo disse...

faz sentido, e 25 pro primeiro e 20 pro segundo valoriza bem o vencedor...

Primo disse...

E os petro-dolares venceram mais uma...a proval final será em Abu Dhabi !

SALOMA disse...

Interessante...todoas as categorias que dão marketing, tem pontuação semelhante, para colocações de 1 a 10 e até mais adiante. Assim vai ter disputa pelo campeonato até o final, com alternancia de líderes, acredito.

Jovino disse...

Concordo plenamente com a nova pontuação que já deveria existir a muito tempo.
Jovino

regi nat rock disse...

Eu acho que 25..20... não valoriza o vencedor não, mantém a mesma diferença percentual de 10..8.., Só irá 'engordar' os números.
Faltou 1 ponto extra pra quem faz a pole e mais um pela melhor volta. Seria um diferencial interessante pois provocaria uma disputa adicional, valendo alguma coisa que pode ser importante no final do campeonato.
Já que é pra imitar, que façam do jeirto certo né não?

roberto zullino disse...

Nem tomei conhecimento e nem vou tomar, campeonato é sempre bem "expricado" pelo Gavião e nem preciso pensar em nada.

Buonanno disse...

Esse esquema de pontuação atual foi implantado por causa do Schumacher, que na época ganhava tudo, em uma tentativa de equilibrar o campeonato. Acho que a pontuação deveria voltar a valorizar as vitórias.

E concordo com o Régis: tanto o pole como a melhor volta deveriam ganhar um ponto extra.