quinta-feira, 23 de outubro de 2008

TALLADEGA SUPERSPEEDWAY

Acredito que aqui no Brasil a Nascar deve ter poucos fãs e não é para menos. Os carros são horríveis, não fazem curva, nos circuitos ovais andam com uma cambagem nas rodas que parece piada e os pilotos dirigem com a direção colada no peito parecendo aqueles velhinhos de chapéu que a gente encontra na rua quando se está com pressa.

Mas eles andam nos circuitos chamados de superovais. Outro dia assistindo a uma corrida dessa categoria no circuito de Talladega cheguei até a pensar que assistir uma corrida dessas ao vivo deve ser interessante.

O Talladega Superspeedway é o maior circuito oval do mundo e o que mais chama atenção nele são suas curvas com 33º de
inclinação o que permite que os pilotos andem de pé embaixo o tempo todo. O recorde de velocidade para carros de turismo nessa pista é de impressionantes 342,41 km/h, que foi obtido em 1987 numa volta de classificação. Dizem que em voltas de teste já foram atingidas velocidades de até 370 km/h. (Imagine o que é andar nessa velocidade numa cadeira elétrica daquelas). Por conta de um grave acidente nesse mesmo ano, os carros passaram a correr com limitador de velocidade. Atualmente os pilotos andam numa velocidade em torno de 330 km/h em filas de até 4 carros lado a lado.

Os carros monopostos não correm nessa pista por conta da segurança. Caso andassem, calcula-se que eles superariam tranqüilamente os 400 km/h. Em 2001 a CART fez uma tentativa de correr no Texas Motor Speedway, mas logo a idéia foi abandonada. Os pilotos estavam sendo submetidos a 6 vezes a força da gravidade nas curvas o que causava tonturas e até o risco de perda da consciência.

A Nascar é uma categoria com pouquíssima tecnologia embarcada, relativamente barata, mas que atualmente atrai o maior público das competições automobilísticas nos EUA. Esses superovais devem ser um bom motivo para isso.

4 comentários:

SALOMA disse...

assistir uma prova em Talladega sendo narrada pelo Edgar "Promessinha" Mello Filho, não tem preço...é duca! Saudades de casa, asfalto pra macho e por aí vai ô cara...

Primo disse...

Perguntem ao Pablito Montoya como foi a recepçao pra ele...
Os caipiras chegam chegando e, como diria Marcio Caetano, apresentam logo o Alan pra ele...o Alambrado...
Coisa de americano mesmo,não é a toa que tem 35 corridas por ano...ja pensaram numa categoria aqui na terrinha correndo fim de semana sim, fim de semana tb?
Duca...pusta espetaculo.

El Chueco disse...

Talladega é a única pista que tenho saco de jogar na NASCAR para PC. Exatamente pelo pé embaixo quase todo o tempo. (exceção é só uma tiradinha na curva antes da entrada dos boxes)l.

Anônimo disse...

Me inclui dentro dessa! Seria uma corrida interessante.