sábado, 13 de dezembro de 2008

24 HORAS DE LE MANS

Comparsa McQUEEN sabia o que era bom...

10 comentários:

Anônimo disse...

Isso tudo porque uma conceituada revista de "muié" trocou foto com legenda. E aí todo "ferrarista" se acha no direito de gozar a bagaça. Quem vive de passado é museu e a história já foi escrita. E no gancho do filme, quem venceu mais Le Mans, Porsche ou Ferrari?
Respondo:
-primeira vitópria da casa italiana, em 1949, no total de 9 vitórias.
-primeira vitória da casa alemã, em 1971, com o total de 11 vitórias e todas disputadíssimas...basta! Não mexam com quem está quieto!

Buonanno disse...

Caro Rotações Por Minuto, quem vive do passado são os porcheiros ou porchistas.

A Ferrari vive no presente, haja vista a F1 onde somos os maiores vencedores de todos os tempos em campeonatos de equipes, pilotos, voltas mais rápidas...

Volte sempre porque aqui sempre tem gozação para todos os gostos.

Um abraço.

Mestre Joca disse...

Ah, ferraristas de memória curta !
Já cansei de abordar a rivalidade Porsche versus Ferrari em minhas colunas lá no Blog do Saloma, mas não custa relembrar.
A foto no caso refere-se às 12 Horas de Sebring de 1970 onde Mário Andretti, ao volante de uma Ferrari 512S e em dupla com Arturo Merzario, liderou 11 das 12 horas de corrida. Faltando meia hora para o final, foi forçado a abandonar por quebra do câmbio. A liderança cai no colo do porsche 908/1 (sim senhores, travestido de 908/2 Flunder...). Daí a equipe Ferrari transfere o Andretti para a única 512S remanescente, a de Nino Vaccarella/Ignazio Giunti. pilotando como um alucinado e numa dia inspiradíssimo o talentoso Andretti tira a diferença e vence a prova por MEROS 12 SEGUNDOS !
Isto com um carro de 5 litros e 430 HP contra um Porsche de 3 litros e 270 HP. Um piloto profissional e extremamente talentoso (tanto que foi campeão mundial em 1978, com Lotus), especialista em pistas americanas contra um ator amador e diletante. Steve McQueen correra ainda com o pé esquerdo engessado, vítima de um acidente de motocross dias antes.
Se Mr. McQueen desejava algo naquele momento, não era uma Ferrari, acreditem-me, e sim um Porsche 917K de 5 litros...
Refresquem a memória, tifosi...

Anônimo disse...

Pois é se ele tivesse uma Ferrari ele teria vencido. Essa é a moral da história. hehehe

Mestre Joca disse...

Anônimo, (ah, os anônimos...!)
Só pra ficar na temporada em questão, no caso 1970, a Porsche deu um vareio sem tamanho nos carros de Maranello.
Começando na Argentina, venceu a Matra-Simca, pois nem Ferrari ou Porshce compareceram oficialmente.
Já nas 24 Horas de Daytona a Porsche faz 1o. e 2o.. a Ferrari vence nas 12 Horas de Sebring, como já exposto no post anterior.
Em Brands Hatch, continua o massacre: Porsche nos QUATRO primeiros lugares.Etapa seguinte, Monza, casa da ferrari, a Porsche vence à frente de três 512S oficiais; decepção total para os tifosi.
Na Targa Florio, a Ferrari não deu nem pra saída com suas pesadas 512S; os dois primeiros lugares sçao dos Porsches 908/3.
Spa, Nurburgring, Le Mans (primeirona da Porsche), Watkins Glen, Zeltweg, ...tutti Porsche.
Um passeio total !
Como premio de consoloação, a Ferrari vence as Nove Horas de Kyalami, prova extra-oficial, com sua nova 512M. A Porsche nem mandou equipe oficial, já tinha levado o título desde Le Mans.
Não vou nem falar da temporada seguinte, 1971, pois a Ferrari não se deu o trabalho nem de aparecer, deixando todo o trabalho para as pobres equipes particulares, sem mesmo apoio oficial.

Anônimo, meu caro, ainda te falta muita estrada...

Anônimo disse...

Vc generalizou e fugiu do assunto...responda Le Mans primeiro e passaremos para o segundo round,ok! E é RPM Carioca, mais rápido, limpo e objetivo como todo produto de casa alemã!

Buonanno disse...

kitfox, o Revolutions Per Minute diz que a Ferrari vive do passado e você está falando de 1970? Então quem está vivendo no passado? Combinem off-line o que falar e depois voltem.
A Porsche fala de Le Mans com toda a pose do mundo, mas ganhou só duas a mais que a Ferrari. E ontem assisti a Rolex Series e lá vocês estão tomando pau de Pontiac e Corvette.

Vergonha!

RPM já sei quem você é

Mestre Joca disse...

Tio Buonnano,

Você não captou minha mensagem, pelo jeito. Veja bem, estava me referindo ao poster do post (ai... !), que é de 1970. Daí me alonguei sobre a temporada daquele ano e sobre a real história por trás das 12 Horas de Sebring.
Quem andou alegando 17 títulos mundiais (na F-1, of course, porque nas outras categorias, babau...)e que tais foram os ferraristas, não eu.
Outra coisa, não é questão de viver do passado ou não, mas trata-se de analisar historicamente.
Se eu for alinhavar aqui as manobras de Maranello para vencer na categoria GT (o must das corridas dos anos 50, lembrem-se...)frente à Jaguar e Aston Martin, daria um livro.
Só o histórico da famosa 250LM (um protótipo registrado malandramente como GT...) já dava pano prá manga.
mas, como você disse, é viver do passado, deixemos para lá.

Aliás, eu tinha até ensaiado umas brincadeirinhas com os ferraristas mas Tio Sahib me deu um puxão de orelhas, resolvi parar em nome "da moral e dos bons costumes" hahahahahaha..
Mas o debate é saudável, claro que dentro dos bons limites da educação e urbanidade.

Grande abraço

Buonanno disse...

kitfox, se o Sahib lhe deu um puxão de orelhas, as minhas então ele deve arrancar. hehehe

Não se preocupe porque eu sei que tudo isso não passa de brincadeira. Eu gosto de Porsche, claro, pois eu não sou tão radical quanto parece, mas prefiro Ferrari. Já pensou se todo mundo gostasse de Ferrari, que tédio?

Além disso, saiba que eu tenho um grande respeito pelo seu conhecimento automobilístico.

Acho que nós devemos nos encontrar pessoalmente para tirar as nossas diferenças. hahahaha

Um abraço.

Mestre Joca disse...

Buonanno,
"Tirar nossas diferenças", não faz isto não meu amigo que não temos mais idade pra essas coisas.

hahahahahahaha !! !