quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

MAIS QUE SUPER, HIPER !



O carro de produção em série mais exclusivo já fabricado pela Lamborghini passou à posteridade. O último dos 20 veículos feitos para venda foi entregue a seu proprietário, que pediu para continuar anônimo, o que dá bem a idéia do uso que essa jóia mecânica terá, bastante restrito e apenas em pistas de corrida, se tanto. Não é para menos: cada Reventón custa 1 milhão de euros e, considerando o fato de existirem apenas 21, esse preço aumentou automaticamente depois de cada entrega.Pode parecer estranho dizermos que foram fabricados 20 para venda e a conta final dar 21 unidades, mas é isso mesmo. Além dos 20 Reventón vendidos a clientes (escolhidos a dedo pela Lamborghini, uma relação de consumo às avessas), há um outro, com o chassi 0, que foi usado para avaliações de imprensa, e que será o modelo guardado no museu da Lamborghini.Criado sobre a base do Murciélago, o Reventón consegue, ainda assim, ser um modelo bastante diferente daquele que o originou. Seu motor 6.496 cm³ e tem cilindros dispostos em “V”. Aspirado, ele rende 650 cv por conta de não ter medo de girar. E ele gira muito: a potência máxima chega a 8.000 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas, e a tração é integral permanente, tradicional nos Lamborghini mais recentes.Para um carro com peso seco de 1.665 kg, toda essa força representa um desempenho estonteante: 0 a 100 km/h em 3,4 s e 340 km/h de velocidade máxima. Esse é, evidentemente, a característica central do carro e toda a sua razão de existir, mas o Reventón tem muito mais a oferecer, além de desempenho e exclusividade.Tão importante quanto acelerar é controlar a força de um touro bravo como este. Para isso, contribui a carroceria quase inteiramente feita de fibra de carbono, exceto pelo teto e pelos painéis externos das portas, feitos em aço. No painel, um medidor de aceleração lateral informa ao motorista a pressão que ele está sofrendo ao fazer curvas a 200 km/h ou mais. As rodas, de aro 18”, calçam pneus 245/35 ZR 18 na dianteira e 335/30 ZR 18 na traseira. Os discos, enormes, são de 380 mm na dianteira e de 355 mm na traseira. Opcionalmente (uma coisa engraçada em um carro que terá apenas 20 unidades produzidas), o feliz proprietário poderá contar com freios de cerâmica, de 380 mm tanto na frente quanto atrás. A suspensão é independente e por quadrilátero nas quatro rodas. Ele deve servir de base para o sucessor do Murciélago, que já está em teste.
(reprodução - WEBMOTORS)

2 comentários:

Buonanno disse...

Se for verdade, ter vendido 20 unidades dessa lata pintada com zarcão foi um milagre.

Uma com certeza saiu da fábrica. Afinal de contas, esse foi o carro escolhido pela dupla de machóes "dinâmica" Batman e Robin.

vitão disse...

A INVEJA É UMA MERDA !!!!!!!!!!