quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

TRÁFEGO AÉREO EM 72 SEGUNDOS...


Aspirantes a cientistas da Faculdade de Zurique de Ciências Aplicadas, construíram uma simulação de vídeo que mostra o percurso de vôo de cada aeronave comercial no mundo, ao longo de um período de 24 horas. Não é um vídeo de muita aplicação, mas dá curiosidade ao olhar.
Embora o mapa pode parecer complexo, mas segundo o coordenador da façanha pirotécnica, Dr. Karl Rege, diz que ele e sua equipe achou surpreendentemente simples montar usando dados facilmente disponível na internet..."Usamos um website chamado "FlightStats comercial global" para reunir informação de vôo e horário", diz ele. "Portanto, não houve necessidade de contatar as diferentes companhias aéreas."
A equipe com os dados do "FlightStats" das partidas e chegadas de cada vôo, plugou em um computador para montar sua simulação. Por razões de simplicidade, cada avião viajou na mesma velocidade e cada vôo teve o caminho mais direto para o seu destino. Em seguida, todos os vôos foi atribuída uma posição sobre uma projeção cilíndrica Miller, a mais comum de cartografia, não distorça tanto os pólos.
Pois bem, essa mostra da malha aérea global já foi realizada, mas em muito menor escala ...

Abaixo: Vinte e quatro horas de tráfego aéreo acima dos Estados Unidos. Reparem que em torno de 10 segundos o céu é vermelho-escuro exceto para os olhos desde a costa ocidental e em seguida aos 15 segundos costa leste explode com vôos pela manhã.


(reproduções/blog.wired.com)

3 comentários:

Buonanno disse...

Que coisa linda!

Cada idéia sensacional...

vitão disse...

o impressioante é como a atividade humana ainda é determinada pelo ciclo solar. Legal seria fazer isto com os congestionamentos de SP.

RACER X disse...

Um bom filme sobre o assunto chama-se "Pushing Tin", em que o ex- de Angelina Jolie, Bob Thornton, atua como um controlador de vôo que tem como hobbie, além de transar com a própria no filme, ir pro inicio da pista e praticar vácuo-surf. Para quem não viu, eu recomendo, principalmente as cenas em que ele alinha todos os aviões no ar com segundos de diferença..é de arrepiar.
De vez em quando ele passa nos Telecines da vida, mas para quem nunca viu, tá aqui o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=81k226tMagc
ah, sim...a Angelina tá digamos asiim...lindona neste filme. Enjoy it