quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

UMA VELHA DISCUSSÃO

A discussão é antiga. Os admiradores da casa de Stuttgart vangloriam-se dos sucessos e vitórias nas provas de longa duração. Já os fãs da Casa de Maranello contra argumentam que a F1 é a categoria máxima do esporte com os seus milhões de telespectadores.
E você, o que acha? Acha que as provas de longa duração valem mais ou as relativamente curtas são as vitórias mais emocionantes?
(reprodução/ fotos by Eric e Dr. Paulo ferraristas doentes)

34 comentários:

M disse...

OBA !!!!
Agora vai rolar pé-na-orelha, rabo-de-arraia, murro-no-guarda-comida e prega-brico...
Pelo o que lembro, quando a Porsche esteve pela F1, as Rossas só viam as caixas de câmbio.
E nos protótipos, também continuaram a ver a mesma coisa...
E na CanAm, é bom nem lembrar, porque nem isto elas viam...
Pronto ! Agora quero ver sangue !!!

vitão disse...

Por isso a Porsche fez o museu, porque tem o que mostrar. A Ferrari parou na década de 60. Dai pra frente foi um vexame. Perdia até do Cosworth V-8, que era uma traquitana (potente, mas traquitana) .

Anônimo disse...

O M falou tudo....até na F1 enquanto teve Porsche.....a ferrari mal levava o Senna e sua Lotus renault.....RENAULT!!!!!!!!E o comentário ali abaixo das fotos deve ser outro Eric....quando eu for Ferrarista,a minha filha será campea de F1 correndo pela Honda....e com 16 anos de idade....

Buonanno disse...

M a intenção do post é essa mesmo.

Podemos marcar um lugar para nos encontrarmos depois para tirarmos as nossas diferenças. hahaha

Pelo que eu saiba a Porsche tem poucas vitórias a mais do que a Ferrari em Le Mans. Se não me engano, são só tres a mais.

CanAm? Que cazzo é isso?

Vitão, falar que a Ferrari parou no tempo com 16 vitórias por equipe na F1. Nos últimos anos só deu Ferrari na F1.

M disse...

Buonanno,
É disto que eu gosto: polêmica !
Hahahahhh...
E o desafio está aceito. Já comecei os treinos para o encontro: Acabei de fazer 3 séries completas de halterocopismo.
CANAM:
Para quem não sabe, foi uma série para pilotos MACHOS, onde participavam carros de verdade, muitos com mais de 1.000 CV, e sem nenhuma destas viadagens da F1.
Por lá, o Tio Bernnie só podia aparecer disfarçado.
É oportuno lembrar que por lá os motores Chevrolet V8, que alguns apedeutas chamam de sucata, sempre deram banho nas Rossas.
Foi por lá também, nos idos de 1974, que um tal bota-pesada, chamado Mark Donohue passeava com um Porsche 917/30 de "apenas" 1.580 HP.

Anônimo disse...

A grande verdade é que a Porsche não envereda para a F1 porque:
1) A tornaria sem graça;

2) Tornaria o automobilismo mundial hegemônico o que não interessa a ninguém;

3) Ao lado da nova geração de pilotos alemães (fruto de uma política de formação desconhecida por aqui) formaria uma verdadeira escola e eles não estão aí pra ensinar ninguém, cada qual com os seus problemas certo ?

4) Teria que fazer um carro que no seu primeiro ano ficaria tipo assim meio escondido no grid (como as Spyder) para no ano seguinte atropelar a todos (como as Spyder);

5) Finalmente não haveriam mais motivos para reuniões de Comparsas tipo Café GP, churascadas, viagens aos confisn do mundo por que lógicamente a polêmica se dissiparia ante a inegável superioridade.

Então Comparsas amigos, Comparsas não tão amigos e Comparsas inimigos em geral...nos deixe onde estamos mesmo..não cutuquem comvara curta pq se resolvermos entrar nessa categoria..digamos..hã..meio..sem graça será para atropelar.

Quanto à preferência sobre corridas longas ou curtas, nas longas dificilmente vc verá um equipe tipo "Toro Rosso" da vida ganahando alguma coisa,por que é um território pra gente grande.

Corridas de tiro curto, 1 hora e 30minutos são feitas para pilotos de kart crescidos e máquinas que certamente não resistiriam a 1 hora e 31 minutos ou seja, tão rápida na duração quanto nos efeitos que deixa depois,sendo portanto esquecíveis.

O mesmo já não se pode dizer por exemplo de uma 24 Horas de Le Mans..qualquer uma, sempre inesquecível !

vitão disse...

disse bem e disse tudo, Gilles.

Anônimo disse...

Só completando o M,esses 917/30 tinham mais de 1000 cv e 890 kgs....divertido não....de 0 a 200 km/h em pouco mais de 5 segs....ui.....

Buonanno disse...

Meu Deus, como deve ser difícil viver do passado. E depois eu é que sou velho...

Os integrantes do Clube do Fusca estão parados em 1971. Estão desesperados mandando fotos de carros de museu, que nem mecânica devem ter mais.

Ainda existe corrida em Le Mans ou a Audi e a Peugeot já acabaram com o evento?

Na verdade, as corridas atuais nem são tão curtas assim. Duas horas e os motores são para duas corridas.

E para o ano que vem deverão durar ainda mais. Logo, logo chegamos lá.

Primo disse...

A verdade virá a tona em breve.
O comedor de chucrutes queixudo ficou trocentos anos em Maranello...como espião alemão...e os cuginos nao sacaram?
Planos secretos de destruição do jegue, digo cavalo, ah sei lá...mil coisas.
Quanto as corridas, ia ser foda ficar 12 ou 24 hs no bar acompanhando...divórcio na certa !!!

Anônimo disse...

Audi não é aquela que tirou o time de campo ? Peugeot não é aquele que não ganaha nem da Audi ? Ahhh..a Spyder não é aquele carro que corre numa categoria abaixo destes dois e ganha na geral ????

Desculpe hem Buonanno...mas isso foi em 2008.

Pé de Chumbo disse...

Quequiéisso, gente?
Cada macaco no seu galho, tem lugar para todos...
Já pensaram se só desse Ferrari, ou só Porsche, ou só qualquer outra marca, em qualquer categoria?
Não haveria motivo pra discutir em volta de umas geladas!..
Ia ficar muito sem graça...

disse...

"M" e Vitão, renovei a procuração. Respondam por mim. É chutar cachorro, digo cavalo morto.
Como o Luizinho disse outro dia, o Joest com um 908/03 e Eu com o /02, demos um pau na 512 pelo externo que ficou na história. Botavamos volta na reta, na 3, por onde queríamos......
Até na Áustria brinquei com aqueles F1 vestidos de marcas.
Miltão, qualquer dia posto no blog do Luizinho uma história que ele escreveu sobre o que o Pace fez com o Enzo quando contratado para o Mundial de Marcas.....

Buonanno disse...

DÚ por que esperar. Manda para mim por e-mail, que eu posto aqui.

Você confirmou o que eu disse: O Senhor Luisinho fez 72 anos outro dia, não é mesmo? Vocês estão vivendo do passado.

Eu tenho para quem torcer agora em março, já vocês... he he he

M disse...

Buonanno,
Engraçado vc dizer que vai poder torcer em março.
Mas faltou esclarecer que só vai torcer para alguém quebrar, ou para chover, né ?
Porque hoje, a F1 um é circo. Ninguem passa ninguém !
E só tenho 2 motivos para continuar assistindo a esta droga:
1.- Não tenho nada melhor a fazer nas manhãs de domingo.
2.- Gosto muito de ter motivos justos para reclamar de alguma coisa...

disse...

Quer a história para postar aqui?
Só isso?
Cutucou com a vara curta.
Vou pedir para o Luizinho começar a escrever uma análise desta temporada, e publicaremos no blog dele dias antes da primeira prova.
Dai, vc. vai ver quem vive do passado, ou conhece um pouco de automobilismo moderno......

"M", vc. tem razão, e sabe pq. ficaram em Mugello treinando? Para passarem vergonha sózinhos.
http://www.flickr.com/photos/wenny_wu/3212578955/

Buonanno disse...

M,

Eu gosto de F1 e torço para a Ferrari. Se tiver piloto brasileiro na equipe melhor ainda. Por isso, já estou ansioso para a temporada de 2009 começar. Acho que as duas últimas temporadas foram muito boas. Essa última foi fantástica e sinceramente a última prova em Interlagos eu quase tive um troço.

Se for para falar de marasmo, as corridas de longa duração também são um pé no saco. Quem aguenta ficar na frente da televisão ou mesmo dentro de um autódromo durante 24 horas?

Mas é questão de gosto de cada um e eu respeito.

Buonanno disse...

Dú, acho que nós também faremos um post para cada corrida da temporada de 2009. Assim o pessoal pode comentar a vontade.

Mas claro que não dá para comparar com o conhecimento de quem já esteve na pista. Talvez o Senhor Luis Pereira Bueno queira ser um colaborador do Comparsas. Quem sabe? Propõe para ele, Dú.

Fiquei curioso para saber a história do Pace na Ferrari. Quando publicar no blog do Luisinho avise.

M disse...

Buonanno,
Algumas provas da F1 em 2008quebraram a monotonia e, finalmente, tivemos um pouco de emoção.
Mas a maior parte se resolveu na tomada de tempo dos sábados. Nos domingos, só restou ver a competição dos pit stops.
Lógico que vou continuar assistindo as provas em 2009. Na pior das hipóteses, para reclamar...
Sou obrigado a concordar com vc sobre as provas de 24 horas - acompanhar pela TV é um saco.
O divertido é participar !

Anônimo disse...

Porsche, fácil! Ambas tem histórias belíssimas no automobilismo, mas eu gosto mais da precisão alemã. Acho que um Porsche 911S Targa 1970 é o supra-sumo do automóvel

disse...

Miltão, ele já tem seu espaço na Internet.
www.luizpereirabueno.blogspot.com

M disse...

Rodrigo,
Apesar de lindo, o 1970 ainda tem a limitação do motor 2.0, e o câmbio 901.
O 911 S 1972 dá banho, com o 2.4 e o nôvo câmbio 915.
Mas o "bão" mesmo é 1973, já com motor 2.7.

F250GTO disse...

Eu acho engraçado voce fazerem comparações das Porsches com a FERRARI 512 que esteve aqui no Brasil.
Os Porsches eram novos, de equipes novas, com apoio da fabrica, etc.
A FERRARI era uma sucata cansada, aposentada lá fora, de equipe particular, quebrou antes mesmo de entrar na pista, foi precariamente consertada em uma boca de porco nos arredores do autódromo, atraiu um puta publico para a corrida, tiveram que atrasar uma largada enquanto era consertada, senão o povão ia quebrar tudo se ela não corresse.
Entrou na pista, andou pra cacete, mostrou um ronco jamais ouvido no Templo, fez a alegria do Autódromo inteiro, quebrou e não chegou ao fim da corrida,(nem poderia).
Fez o que fez, e era um carro em péssimas condições.
Porscheiro alem de viver do passado tem a memória curta quando lhes convem.
A Canam era coisa de corno, os carros pareciam guarda roupas deitados com rodas e um aerofólio de 3 metros de altura.
Se fosse uma categoria decente existiria até hoje...
E 24 Horas Le Mans só existe por causa da tradição, tal qual o GP de Monaco na F-1.
Eu só vou discutir FERRARI e Porsches se eles voltarem para a F-1 e como equipe Oficial, não emprestando o motorzinho de Fusca envenenado pra Mc Laren e outros bichos.
E...FORZA FERRARI!

Primo disse...

vixe maria...agora sim.
puxou a faca mesmmmm...huahuaaaa

M disse...

VENDETA ! VENDETA !
Meu (ex) amigo GTO, sem um bom argumento, ficou na moita o dia todo.
E só agora, sorrateiramente, na calada da noite, vem com fatos deturpados, tentar dar a última palavra sobre um tema que está mais do que provado: O domínio e a supremacia da Porsche em TODAS as categorias em que participou.
Sobre a CanAm, o (ex) colega mostra-se totalmente desinformado.
O Comendador tentou, por várias vezes, emplacar uma Rossa na categoria do MACHOS. Mas falhou vergonhosamente, quer com as 512S, como com as 612 e 712.
Dizem que o coitado morreu deste desgosto...

disse...

Primo, o cara enfiou na barriga, torceu e arrancou as tripas uahuahauahuaah.
Os caras tão se achando pois a TATA emprestou dinheiro para fazer a ponte da compra da Chrysler.

Buonanno disse...

É DÚ agora os EUA.

Já dominamos o mercado de luxo lá, com fila de seis meses para comprar uma Ferrari e agora vamos ensinar os americanos como fazer carros pequenos e econômicos.

(Fonte - Folha de São Paulo 21/01/09)

UÔWWW, agora chegou reforço. Boa F250GTO!

Nós da Ferrari falando de tecnologias novas como KERS, contrôle de tração, freios de carbono e câmbios com engates abaixo de 100 ms e a velha guarda falando de Le Mans 1971. he he he

Como é duro não ter time. Ter que ficar torcendo contra é ph...!

Anônimo disse...

Nós da Ferrari falando de tecnologias novas como KERS, contrôle de tração, freios de carbono e câmbios com engates abaixo de 100 ms e a velha guarda falando de Le Mans 1971. he he he


Então vamos lá....freio de carbono a Porsche pos na rua a quase 10 anos....cambio com troca de 100 milesimos....hammm....desde 1985 nos porsches 962 já tinham pronto o cambio de dupla embreagem....igual a hoje....

Diferencial autoblocante e tração integral,deixa eu ver....desde 1984 nos 959 que ganharam até Paris-dakar....

M disse...

Eric,
Não adianta gastar seu verbo com a turma dos jeguinhos.
Eles não fazem idéia do que vc está falando.
Só tem na memória os resultados do narigudo na Fórmula Trenzinho.
Não guardam registro dos tempos em que a F1 tinha carros de verdade e as Rossas só faziam figuração.

F250GTO disse...

(Ex) amigo M.
Não fiquei na moita como voce diz.
Apenas, só tive tempo de postar a noite, quando cheguei em casa, da mesma forma que estou fazendo agora.
É complicado ficar fora o dia todo e depois ter que rebatater as calunias, injurias e difamações gratuitas, perpetradas por esse bando de puxas sacos de alemão.
E quando o (ex) colega fala que a Formula 1 tinha carros de verdade, se esquece (está gagá né, Sr M?)que somente a FERRARI participou de TODOS anos de F1 até hoje.
E é o time tem mais vitorias na categoria.
Apesar de ter amargado 20 e tanos anos de fila, em determinada fase.
Scusi signore M.

Anônimo disse...

A coisa mais interessante dessa discussão é ver como os rossos não se entendem entre eles....

Eric: desencana...tem certas coisas que jamais entrarão nessas cabeças grandes e borrachudas.

Helio Herbert disse...

Alguem aí se ligou que os Comparças se não me engano quebraram o recorde de postagens com
esse tema,parabéns a todos o blog vem crescendo rapidamente.
Alguma coisa pelo menos nos quebramos...

M disse...

Caro (EX) amigo GTO,

Valho-me agora de seu expediente em responder no rabicó-da-madruga.
Fiquei consternado em saber que, ao contrário do que afirmei anteriormente, Vossa Insolência replicou aos posts anteriores em hora tardia, unicamente por ter passado o dia inteiro na rua, com certeza empurrando alguma Rossa em pane.
Antes de mais nada, cumpre-me ressaltar aqui meu repúdio a impertinente qualificação dada aos nossos nobres colegas, chamando-os de “bando de puxa sacos de alemão”. Lamentável...
E ouso afirmar que, ao contrário do que Vossa Insolência também sugere, não estou gagá ainda e lembro-me bem que a Rossa participou de todas as provas da F1, em uma clara demonstração de persistência.
MAS na última frase, “apesar de ter AMARGADO 20 e tantos anos na fila em determinada fase”, está vosso reconhecimento explícito da incapacidade do referido time em fazer frente aos mais competentes, justamente na época que foi fase de ouro da Fórmula 1

Buonanno disse...

Hélio, bem observado. Eu me liguei sim. Aliás, falamos sobre isso ontem a noite ao final do "expediente" (se é que blog tem expediente).

Esse realmente foi o melhor dia do blog em termos de comentários. Como eu disse antes, tem sido muito divertido participar com todos dessa brincadeira.

Um abraço e obrigado a todos os frequentadores da Equipe do Comparsas. hehehehehe