quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

PORSCHE 956

Com os modelos 935 e 936, a Porsche dominou as corridas internacionais de carros esporte e protótipos na segunda metade da década de 70. Porém uma drástica mudança no regulamento no final de 1981 deixou os Porsches obsoletos. Um novo sistema de grupos – A, B e C – foi definido para 1982. Os grupos A e B exigiam uma produção limitada de carros e os carros do Grupo C eram protótipos restritos apenas as dimensões. Além disso, no grupo C, uma limitada quantidade de gasolina era disponível para cada carro por corrida, o que restringia a performance dos motores. Duas semanas depois da vitória em Le Mans em 1981, a Porsche começou a trabalhar em um protótipo para se adequar ao regulamento do Grupo C. Ele foi o primeiro carro de corrida totalmente novo construído em mais de uma década, sendo que o único componente já previamente testado era seu motor de alumínio com seis cilindros bi-turbo de 620 HP que já havia equipado o 936. Com sua carroceria simples, o 956 gerava três vezes mais downforce que o 917 e foi um tremendo sucesso. Nos quatro anos seguintes, ele dominou as corridas internacionais de carros esporte conseguindo quatro vitórias consecutivas nas 24 horas de Le Mans, vindo a ser derrotado apenas em 1988 pelos novos e mais avançados Jaguars preparados pela TWR.
(Sugestão de matéria Vitão/Reprodução do ultimatecarpage)

23 comentários:

M disse...

Apenas complementado as informações:
O motor do 956 era um bi-turbo com 2.650 c.c. e despejava 620 HP, para carregar 800 kg do carro.
Na edição de 1983 das 24 horas de Le Mans, 9 956 terminaram entre os 10 primeiros colocados.

Buonanno disse...

Grazie!

Gilles disse...

Fora o baile....

Buonanno disse...

Calma! A semana que vem tem mais.

Nós vamos chegar lá.

911 Turbo disse...

Belíssimo.
Sem mais nada a dizer,só admirar.

SAHIB disse...

Bonanno ficando saidinho nos post, hem.....tá sendo um dos melhores aprendizes! Boa, mas me lembre mais tarde do soft, ok...

Helio Herbert disse...

Buonanno parabéns você superou as expectativas,nós admiradores desse belo automóvel somos grato a você
pela maravilha de postagem.

Buonanno disse...

M,
aumentei a descrição do motor com suas informações.

Sahib,
meus professores são bons. hehehe

Helio Herbert,
Obrigado. Esse foi para compensar os da Ferrari ontem. Clicou na foto? Dá para ver o carro de outro ângulo.

Anônimo disse...

Corrijam-me:
Não foi nesse carro (vulgo "obra de arte") que o já falecido Stefan Beloff bateu o recorde absoluto de Nurburgring e AINDA o detém?
Vi uma matéria, em algum lugar da Internet com os recordes por cada tipo de carro no Inferno (Paraíso) Verde, faz tempo...
Estou errado ou a informação já caducou (como eu)?
"Leio mas não escrevo"
Claudio Ceregatti

Buonanno disse...

Não caducou não. Nem você e nem a notícia.

O recorde absoluto - 6:11 - foi obtido pelo Bellof em 1983 nesse carro, numa classificação para um Mil quilômetros.

É tanta informação...Não dá para colocar tudo no post, infelizmente.

911 Turbo disse...

Não foi no 956 que o bellof morreu não....foi no 962,uma evolução desse e que detem o recorde do 'ring até hoje.

A proposito,achei legal clicar na foto e ir para o site.

Gilles disse...

Parabéns Buonanno..nem parece que foi vc quem fez...

Macarrão disse...

Rivalidades à parte ,esse carro é bonito pá carai...

Primo disse...

Uma bela foto...

Aun disse...

Legal.

Algúem pode me dizer se esses retrovisores "para o alto e avante" funcionam?

Abraço,

Rafael Aun

Ps: É lindo.

Anônimo disse...

911 Turbo:
O record absoluto então é desse 956 ou do 962? Agora "si cunfundi".

Aun:
Carro que anda na ponta só tem retrovisores pra cumprir o regulamento...
Se funciona? Claro que sim! Em Porsche, tudo sempre funciona.

A todos:
Se o record (956 ou 962?) ainda permanece, não nos esqueçamos que foi em 1983 - 26 anos atrás! - e pertence a um morto - Stefan Beloff! - na pista mais desafiadora do Universo Físico Conhecido - Nurburgring em todo o seu esplendor e desafio.
É ou não é duca?
"Leio mas não escrevo"
Claudio Ceregatti

Gustavo Homrich disse...

Turbo!!

Se não me engano, o Recorde é do 956 e o Bellof morreu nesse modelo mesmo. O 962 surgiu devido a sua morte, que demonstrou que esse carro era rapido e lindo, masinseguro, principalmente a frente que era muito fragil.

P.S. Esse carro é responsável por eu amar corridas..

M disse...

Isto é um carro de corrida !
Era feito para correr. Não era feito para bater.

Buonanno disse...

Também sabia que o recorde era do 956, mas se o 911 falou, está falado.

Gilles, obrigado.

Ceregatti é bom lembrar que o circuito está praticamente desativado. Se os carros atuais andassem lá, esse tempo iria baixar muito. Sem falar na F1 que aí seria sacanagem...

911 Turbo disse...

Ei...ei...eu posso estar equivocado....

Eu fui ao santo Google e realmente,o mestre "leio mas não escrevo"está correto...me enganei...o recorde e a morte do Bellof em Spa foram com um 956.
Igual ao da foto.

911 Turbo disse...

Buonanno,uma curiosidade pro cê.

A BMW Sauber já andou em nurburgring e tiveram que mudar o circuito,devido aos vários bumps e curva como o Karoussel,foram alteradas.

Porque esse tipo de carrinho de corrida,só anda em tapete.....

E o tempo foi maior do que o GT2 de rua....huuahauhauahauahuauhja.....

M disse...

Buonanno,
O circuito ainda está lá !
É só pagar e andar. E sempre tem alguém se esborrachando para tentar baixar isto.

Buonanno disse...

A BMW Sauber fez uma volta de apresentação com o Heidfeld. Eu vi essa volta no Youtube, mas essa não vale. Só para ter uma idéia, ele passou por fora no carrossel porque o carro estava encostando o fundo no chão.

E quando eu disse que a pista está abandonada, eu quis dizer que ela está abandonada para as competições, toda ondulada, suja...

Carro de rua não vale. Tem que ser carro de corrida, protótipo, turbo com pneu adequado...

Corto se não baixar esse tempo.