quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

PÁSSARO X TURBINA

Eu sei de pelo menos dois blogueiros frequentadores do Comparsas que entendem de avião. Eles que expliquem isso!
(Dica do Sobrinho)

4 comentários:

Pé de Chumbo disse...

Isso parece teste de bancada para observar colizão com objeto estranho (pássaro, por exemplo) , ou falha de balanceamento nas palhetas do fan ou da turbina, que giram a 30/40.000 rpm.
Quaisquer míseros gramas a mais ou a menos em uma palheta, nessa rotação, pode provocar o estrago que se vê...
Também pode ser por ruptura em uma ou mais palhetas (falha de material), que só pode ser notada por raio-x ou ultrassom.

Roberto Zullino disse...

Vi um filme nesses canais a cabo que mostrava umas penosas jogadas em uma turbina, acho que as penosas eram congeladas se não me engano. A turbina engolia tudo. Depois jogaram água com uma mangueira enorme e a turbina nem aí.
Na história desse avião que caiu no rio Hudson tem alguma coisa estranha. Colocaram o comandante de herói, mas a coisa sumiu.
Será que a investigação dos motores vai mostrar que uma turbina ele perdeu por choques de penosas, mas a outra ele deve ter desligado por engano, hahahahahaha.
Sei lá, perder duas ao mesmo tempo é muito azar.

regi nat rock disse...

assisti esse teste no History, ou discovery da vida.
Estavam testando novas palhetas e as coloridas eram o alvo do teste. Como se vê, foram reprovadas. Pelo que lembro, eram novos compósitos que não aguentaram o tranco. Melhor explodir na bancada que no ar. Uma explosão dessas a 40.000 pés, leva um pedaço da asa junto. brrrrrr

Pé de Chumbo disse...

Já aconteceu, Regi.
Uma palheta escapou da turbina de um avião uns anos atrás, varou a nacele do motor e perfurou o cabine pressurizada do avião.
O passageiro que estava mais próximo foi sugado por um buraco de cerca de 30 cm de diâmetro, e jogado pra fora do avião, antes que o piloto pudesse tomar qualquer atitude.