segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SERÁ PIADA?

Como hoje é o dia da pegadinha - livro da Maserati a ser doado, Ferrari que precisa fazer recall - segue mais uma. O Citroen DS foi eleito o carro mais bonito de todos os tempos. Dê só uma olhada na notícia: "Votação promovida pela revista britânica especializada em automóveis Classic & Sports Car elegeu o Citroën DS como o carro mais bonito de todos os tempos. Lançado em 1955, o modelo desbancou marcas como Jaguar, Ferrari e Lamborghini, entre todas as outras existentes. O Citroën DS foi desenvolvido a partir da união dos trabalhos do designer, estilista e escultor italiano Flaminio Bertoni e do engenheiro francês André Lefévre. Àquela época, o carro foi considerado a grande sensação do meio automotivo internacional, indicado como o modelo em que design e aerodinâmica tinham perfeita sintonia. Segundo a Citroën, o DS superou todos os padrões automotivos de sua época, inovando suspensão, comportamento aerodinâmico, frenagem e direção, levando à indústria automotiva conceitos que até hoje são referência, como suspensão, frenagem, comportamento aerodinâmico e conforto interno. A votação envolveu 20 designers de carros premiados, como Giorgetto Giugiaro, responsável por projetos importantes de diversas marcas, entre elas Maserati, Fiat e Volkswagen; Ian Callum, diretor de design da Jaguar; Peter Stevens, responsável pela McLaren F1; e Marcello Gandini, designer de carros como o Lancia Stratos e o Lamborghini Countach". E você, concorda com isso?
Caso não esteja acreditando na notícia, clique aqui
(Dica do Jonny que vai comprar um)

26 comentários:

regi nat rock disse...

Chuta que é macumba o escambaú, seu Bonani.

Reconheço que, para alguns, é heresia aceitar o fato.
Afinal, foram cabeças pra lá de coroadas que votaram. Gente altamente especializada em carros.
A eleição foi pelo conjunto da obra, ineditismo, etc etc etc...

Por que é que vcs acham que sou Legère 51. Nada mais é que o pai dessa criaturinha aí. O DNA tá aí nessa fotinha ao lado do meu nome.

Isso não quer dizer que desprezo as Rossas. Elas são "hour concurs"

Buonanno disse...

Mas Regis o mais bonito de todos os tempos é forçar um pouco, né?

Gilles disse...

Um pouco Buonanno ?

regi nat rock disse...

è dose!
O que seria da Ferrari se todos gostassem da, hâ , do , gasp gasp, , Fuscone, ou então daquele boi de chifre duro e grosso (e pinto pequeno)?
Admito a possibilidade de, não havendo concenso, que tenham escolhido um mais inuzitado em seus predicados , para a época.
Não se esqueçam que várias inovações tecnológicas, forasm incorporadas por praticamente TODAS as montadores.
Portanto........

regi nat rock disse...

ops,

CONSENSO.

sorry

911 Turbo disse...

Os mais:
911 1963/2009....qualquer um...exceto os 964...ficam por ultimo.
Mercedes 300 SL Gullwing 1955
Jaguar E-Type 1964
Aston martin DB4 1964 (James Bond)
Aston martin DBS 2008
Porsche 959
Porsche 550 Spyder
Lamborghini Miura
Lamborghini Espada
ferrari 250 GTO

E assim vai....

Anônimo disse...

Já tinha visto esta notícia.
Uma piada de mal gosto, até a pouco tempo tinha um destes jogado num canto aqui em Brasília e só porque os pseudos entendidos acham, eu também vou achar!!!Nem vou citar um monte de carros, que, na minha opinião, são muito mais bonitos do que este e são mesmo.
Jovino

RACER X disse...

Buonanno, eu só compraria este Citroen para fazer o papel do inspetor Closeau, numa versão tupiniquim de Pink Panther!
No mais, sou mais meu Brava 03 com design do Giorgetto Giugiaro e 80.000km.

911 Turbo disse...

Esses Citroen são as famosas azeiteras....onde vc coloca o recipiente,fica a marca de óleo embaixo....ATÉ HOJE!!!!!

Essa suspensão Hydractive é fud..#@$ mas quando começa a vazar o fluido....

Helio Herbert disse...

TÔ com o Regi,o carrinho é muito legal principalmente os mais antigos,tenho um amigo que tem um 49 Limousine,nunca tinha visto,quando aparecer um com preço razoavel acho que não vou conseguir me conter,as latinhas vazias para por em baixo para aparar o oléo que vaza eu já arrumei...

Roberto Zullino disse...

Principalmente as Harleys vazam óleo, tanto que harleiro nunca oferece a mão estendida para não sujar de óleo quem lhe estende a mão. Pergunta se BMW moto vaz óleo, nem as velhas.

Acho que está havendo uma confusão aqui.

Pelos critérios escolhidos, evidentemente o Citroen dá de 45 a zero nos concorrentes.
Dentro do contexto da época e mesmo depois dela não há comparação entre engenharia de um DS e o resto. Um Cadillac ou Buick nunca passou de carroça perto do DS.
Foi o primeiro a usar peças de fiberglas em grande série, foi o primeiro a ter um tratamento aerodinâmico e ser moldado por critérios aerodinâmicos, foi o primeiro e único a ter uma bomba de óleo responsãvel por tudo, direção, câmbio, freios, suspensão e mais uma infinidade de coisas que os caras fizeram e fizeram bem feito em 1955. O carro não necessitava macaco, o pedal do freio era um botão.
Como obra de engenharia automobilística está ainda na frente de todos. Outros carros podem até ser mais bonitos de se olhar, mas o conjunto da obra do DS é incomparável.

Buonanno disse...

O texto diz "Votação promovida pela revista britânica especializada em automóveis Classic & Sports Car elegeu o Citroën DS como o carro mais bonito de todos os tempos."

Se fosse o mais avançado para a época vá lá, mas "mais bonito de todos os tempos" só pode ser gozação.

Roberto Zullino disse...

A beleza de um automóvel não está apenas em suas linhas, mas sim na obra de engenharia completa e até hoje não fizeram frente ao DS, inclusive pelo arrojo e pelo sucesso.

regi nat rock disse...

Zullino, vc é o meu Garoto...


E o Helio está em vias de.

Pé de Chumbo disse...

Mulher, religião, politica e futebol não se discute, porque nunca se chega a um acordo...
Por exemplo, embora eu goste das inovações introduzidas nesse carro (A suspensão é fantástica), não dá pra dizer o mesmo do estilo. Nunca gostei muito dos franceses nesse aspecto...Questão de gosto, mesmo...

M disse...

Pode ter sido revolucionário mecanicamente, em 1955.
Mas daí a ser bonito, tem muito chão !
Eu acho feio pacas !

Roberto Zullino disse...

É uma obra de engenharia automobilística ainda hoje, poucos carros tem o que o DS tinha e ao longo dos anos foi acrescentando versões melhores como os Pallas.
Fora que a frente é linda, a maneira do carro andar é sensacional, dentro é um conforto só e mesmo a traseira tem lá seu charme com as lanternas na capota.
É um ícone do design.

Primo disse...

Rapaziada, desde q o mundo é mundo os britânicos adoram zoar com os franceses...isso é mais uma brincadeira da turma do outro lado do canal...rssss

F250GTO disse...

O carro é maravilhoso.
Estava anos à frente da sua época.
Um design espetacular, e soluções em 1955 que apenas recentemente foram incorporadas a outros carros.
Pra mim o carro é muito bonito.

M disse...

...tão bonito que tem o apelido de sapão !

Anônimo disse...

Pelo o que eu saiba, as Harleys fazam um pouco o óleo para lubrificar a corrente, isto, segundo os entendidos das máquinas.
Jovino

911 Turbo disse...

Gente,gente....em 1955 existia a Mercedes 300 SL.....pelo amor de Deus......

M disse...

Ôôô 911 !
Para com isto !
A 300SL, com aquela suspensão ridícula de semi-eixos oscilantes ?
Este carro só tem fama.

911 Turbo disse...

M....pode ser instável,mas é linda.

Prata com interior vermelho....ou azul...

M disse...

Ainda sou mais o E-Type !

F250GTO disse...

A 300SL só era bonitinha, com aquelas portas Asa de Gaivota, que o americano em 15 minutos condenou por motivos de segurança (sempre eles pentelhando...)e acabou com a carreira dela.
A combinaçao prata com vermelho sim, sempre deu certo, tambem gosto.
Ficou bem até no Fusquinha Spider do James Dean...