sábado, 14 de março de 2009

CAVALEIRO DA MEIA NOITE...

A banda sulista norte-americana Allman Brothers foi fundada em março de 1969, em Jacksonville, Flórida e formada pelos irmãos Duane e Greg Allman (naturais de Macon, Georgia, o que constantemente confunde os fãs da banda...), Dickey Betts, Berry Oakley, Butch Trucks e Jai Johanny Johanson.
Dois anos depois já era considerada pela crítica como uma das melhores bandas de rock estadunidense, pela sua impressionante capacidade de improvisação, misturando elementos das raízes sulinas, R&B, country, blues, boogie, rock e até ocasionalmente, jazz, qualidades consagradas no álbum At Fillmore East.
The Allman Brothers foi considerada uma das 100 melhores bandas de todos os tempos pela prestigiada revista Rolling Stone e agraciada ainda com onze discos de ouro e cinco de prata pelo trabalho apresentado entre 1971 e 2005, além de acumular o maior número de indicações de "Melhor Guitarrista", promovido pela revista.
The Allman Brothers continua na ativa, gravando discos e com o pé na estrada até hoje.
Impossível listar qual o maior sucesso da banda, tal a quantidade de hits emplacados nas billboards; depende mais do gosto pessoal.
Aí vai uma, Midnight Rider, que funde elementos do rock, country e blues.
Curtam..

3 comentários:

Primo disse...

Muito bom Joca...som de gente grande !!!

Jovino disse...

Joaquim Lopes Filho, mais uma vez, você arrasou.
Com uma pequena explanação a respeito da banda você disse praticamente tudo deles.
The Allmann Brothers Band, para mim, é a maior banda de Rhythms and Blues de todos os tempos e que resiste até hoje, apesar das tragédias que abalaram a banda.
Primeiro, logo após o lançamento do album Live - Filmore East (feito na famosa casa de show do mesmo nome e onde tocavam a nata do rock da época), Duane Allmans sai em sua Harley Davidson para dar a sua última volta de moto e morre numa esquina causando grande comoção, pois era um dos grandes guitarristas muito cultuado e que comandava a banda com o irmão e tecladista Greg Allmann e menos de um ano depois do lançamento de mais um álbum o baixista Berry Oakley também morre em um outro acidente de moto.
O seu som misturava, como disse o Joaquim, Rhythms and Blues, Rock, Jazz, Blues,, Boogie Woogie, Countrie e também,porque não dizer, grande influências da Bossa nova, como se pode perceber na música “In memory of Elizabeth Reed”, geralmente, uma música muito grande e cheia de improvisação, marca da banda.
Tenho os melhores vinis lançado por eles, tanto aqui, como os importados, e destaco, além do “Filmore East de 71”, “Brothers and Sisters” (aquele que tem uma menininha na capa), uma coletânea de 89 “Dreams” onde reúne os grandes sucessos da banda, além de um monte de outros álbuns duplos que foram lançados de acordo com o tempo.
Dos sucessos, destaco, “Wasted words”, “Southbound”, “Stestoboro Blues” (muitos solos de guitarra), “Jessica” e um autêntico Blues lá do Delta do Mississipe “Jelly Jelly”.
O interessante, para nós, é que pensávamos que os solos de guitarra da banda, principalmente, destas músicas citadas acima, fosse feito pelo Duanne ALmann, mas, na realidade, era executado pelo Dickey Betts, pois, na época, não havia muita informação a respeito destes detalhes.
Enfim, na minha singela opinião, para quem tem bom gosto e preza por um som de qualidade, The Allmann Brothers Band não pode faltar em sua estante de som, e também, que o Lynnyrd Skynyd, que tem uma tragédia em que morreram grande parte de seus integrantes em um acidente de avião, tiveram grandes influências deles.
Para quem tiver tempo de ver, vai outros sucessos deles.

Statesboro Blues
http://www.youtube.com/watch?v=0P8iTHpRD8g

Jessica
http://www.youtube.com/watch?v=Sr6_erJ3tfk&feature=related

Jovino

Mestre Joca disse...

Pô, Jovino..

Você faz uma resenha deste nível sobre a banda e ainda diz que eu arrasei?
Que nada, fiquei foi babando sobre o seu texto.
Parabéns,