terça-feira, 7 de abril de 2009

BLUES SEMINAL....

Joe Cocker estourou para as platéias mundiais em Woodstock,1969, com sua interpretação magistral de "With A Little Help Of My Friends", uma versão arrebatadora da música dos Beatles, tendo um palinha de Jimmy Page na guitarra.
Cocker era mais um na onda rejuvenescedora do blues inglês, que já revelara John Mayall, Alexis Korner, Jeff Beck e Eric Clapton na década de 60. Em 1970, ele estava no topo do mundo, com todo o dinheiro, fama e prestígio que um astro ascendente do rock poderia aspirar.
Para promover seu disco "Joe Cocker" foi programada uma mega tournée para os padrões da época, percorrendo várias cidades e o circuito universitário americano. A banda que o acompanhava era o Mad Dogs & Englishman, cujo líder era o maluco Leon Russell.
Joe Cocker na época demonstrava uma impressionante energia no palco, embalada por muito álcool e drogas, como se supunha num pop-star da época.
A cada número, Joe Cocker se jogava de corpo, alma e reputação, em verdadeiras celebrações no palco e em perfeita comunhão com seu público, como nesta versão de "Delta Lady", um blues pesado da melhor escola inglesa...

5 comentários:

M disse...

The Best !

Primo disse...

Grande Joca,
Joe é ´´o comparsa´´...
Viveu e reviveu varias vzs, e som cada vez melhor.

disse...

Nossa, estão velhos?
M. se liga!
Olhem isso;
http://www.youtube.com/watch?v=gy05Ne_Zi1U
Somos nós no Automobilismo Brazuca.
Jóca, vc. na guitarra, Saloma na bateca, e mais dois no resto.
Canalha do Primo separando o gado e eu no Bar.
Querem noite melhor?
O Speedy voltou a funcionar hahahha.

SALOMA disse...

Uma das últimas, no show da rainha, destroçou o palco...neguinho foi ao delírio; o cara faz parte da nossa história!

Jovino disse...

Joaquim,
Joe Cocker é um dos grandes ícones do rock e sua carreira, como muitos pensam, não começou em
69 em Woodstock (foi ali que ele apareceu para a grande mídia) mas, já tinha muitos discos antes disto
lançados no mercado.
Começou imitando Ray Charles, e isto, fica bem evidenciado em “Vance Arnald And The Avenge” de 1963 quando ele canta “Geórgia” do Ray Charles. Depois tomou seu rumo e assumiu sua personalidade, principalmente, depois da apresentação explosiva em Woodstock com “With a Little Helpe Fron My Friends” (Beatles) sempre acompanhado por uma legião de gente que fazia de sua casa um verdadeiro acampamento Hippie e por empresários muito espertos que sugavam quase tudo que ele ganhava e só se estabelecendo financeiramente depois de várias internações para desintoxicação das drogas e álcool que ele usou quase que a vida toda.
Ex estivador, para mim, dos muitos discos que ele lançou em sua carreira, os que mais gosto são “Joe Cocker” de 1969, “With a Little Help Fron my Friends” também de 1969 com ênfase para as músicas Don’t Let me Be Misundesrstood, I Shall be Released (acho que do Bob Dylan) e a balançante Feeling Alright (percussão do brasileiro Laudir de Oliveira), o álbum duplo “Mad Dog & Englishmen” de 1970 E “I Cant Stand A litttle Rain” de 1974 e lançou muitos outros bons discos, em seu “renascimento”, quando já aparentemente, livre de todas as drogas químicas e humanas, pode retomar sua carreira e aí sim, começou a ganhar dinheiro.
Em 1973, assisti aqui em Brasília no cine Karim, se não me engano, do único filme que ele fez “Joe Cocker e o Grupo da Pesada” com seção maldita a meia noite e que começou quase 3 da madruga, mas que valeu a pena para os muitos fãs que lotaram a sala de cinema.
Jovino