terça-feira, 14 de abril de 2009

DUCATI - DESMOSEDICI GP9...

Quando passou a MotoGP#2009 no Catar nessa segunda-feira, os comentaristas só falavam da evolução do chassis da Ducati...é motor e chassis, tudo uma peça só...material fibra de carbôno etc...Meu amigo Fausto Macieira, entende muito e mais um pouco, mas o cabra fala muito rápido, mesmo porque o "time" de tv é muito curto para se comentar. Uma rápida pesquisa nos sites de quem manja no assunto, seguei a um denominador comum da bagaça, e vou tentar, colocar nas letrinhas como mero curioso o que foi falado da danada, que vai ser mais uma vez o "pedrisco" na bota do "Dr." esse ano...então vamops lá!

"A inovação mais significativa da DUCATI DESMOSEDICI GP9 é o quadro monocoque em composto de fibra de carbono. Foi a evolução mais importante desde os modelos anteriores nas versões GP3 e GP7. O conceito é motor e câmbio integrados ao projeto DESMOSEDICI de chassis. O objetivo é criar um set-up de chassis, em que cada elemento exerce uma função específica, para obter a desejada rigidez com tão pouco peso como possível, assim, alcançar a eficiência máxima.
O motor, o quadro principal, o sub-quadro traseiro, o sistema de suspensão traseira (compreendendo swing-braço e ligação) e do sistema de suspensão dianteira são os principais componentes da moto. A idéia básica é a de abandonar o conceito clássico do chassis como o elemento que liga todos os outros elementos, a favor de uma concepção em que o motor é o elemento central para o qual o quadro principal, sub-quadro traseiro e sistema de suspensão traseira são individualmente conectado.
A GP3 foi único em ter uma retaguarda de braço de suspensão que estava ligado apenas ao motor. Em particular tanto o swing-pivô do braço e da suspensão, estavam ligados diretamente ao motor, sem qualquer vínculo ao quadro principal. A GP7 caracterizada chassis principal que era totalmente separada do sub-quadro traseiro. Basicamente, o motor era o elemento central da moto. O quadro principal foi utilizado como ligação entre o motor e conjunto dianteiro. O sub-quadro traseiro era ligado o motor ao banco. Os dois quadros, principal e sub-quadro traseiro, que ainda estavam ligados na GP3, na GP7 foram anexados ao motor, o que significa que eram menores e mais leves. Sobre a GP9 quadro principal foi utilizado como ligação entre o motor e conjunto dianteiro igual a GP3. O pulo do gato é que agora também integra a caixa de ar em uma única construção. Isto permite a construção monocoque ar-caixa para funcionar eficientemente dentro do chassis principal. Escolhendo os compostos da tecnologia da fibra de carbono para criar o quadro, significa que, por um lado, o molde a peça para a forma desejada, pode ser criado, sem incorrer em enormes custos de equipamento e, por outro lado, diferentes níveis de rigidez torcional e características podem ser alcançado simplesmente alterando o tipo para cada tipo de circuito, no mesmo equipamento. Nos testes realizados até agora, a GP9 garante uma maior precisão e estabilidade de chão nos miolos dos autódromos em que foi realizado os testes. Mas, só a sua utilização em circuitos alternativos, e o referêncial de set-up, das provas dos anos anteriores, serão os pontos de partida para cada chassis utilizado.

Empregando a referida solução técnica em competição no nível máximo, no limite, e taí porque Casey Stoner não deu folga ao punho na primeira etapa, mesmo estando em situação de gerenciar na boa a aproximação de Valentino, será a única forma de avaliá-la em todos os seus aspectos".


E uma apresentação básica da turma...

(fonte: www.motogpmatters.com)

10 comentários:

Paulo Aidar disse...

E pelas boasvindas dada o resto que se cuide...

911 Turbo disse...

show de bola....monocoque em moto nunca tinha visto....é basicamente um formula,no formato de moto.

Não tem o quadro,tudo faz parte do "chassi".

Animal....só uma coisa que eu não gosto das Ducati....em marcha lenta,o barulho da campana da embreagem é chato para cacete,parece que o motor está batendo.

disse...

Sempre penaram com o chassis, muito motor.
Agoram acertaram na veia, bateu 337 km no Qatar.
É só a molecada não se machucar como ano passado que o campeonato vai ser legal. Mas o Vale vai dar trabalho, ah se vai.
Saloma, do Crazy People, tem umas historias que o Claudinho conta de quando se encontrarm na California com a galera de Petrópolis de arrepiar!

regi nat rock disse...

Bão, como ainda estou de molho, me acomodei e assisti a corrida. Segunda de tarde, que mordomia.
Só um caiu e outro levou um chega pra lá incrível e conseguiu se manter na pista. Show de equilibrio em alta velocidade.
Mas esse torpedo aí, é exatamente isso. Um tremendo torpedo. E deve ser tão selvagem que só o Stone está conseguindo domar. Seu companheiro de equipe ficou bem pra trás.
A corrida foi só isso. Sem grandes emoções mas podem aguardar, o Doctor não vai ficar quietinho não.
Espero qrandes disputas entre eles.
Será legal.

Primo disse...

Pelo visto será mais um emocionante ano para a bela Adriana...

disse...

Saloma Tim Maia do Comparsas, seguinte.
Aguçou a parada do Fausto, phoda-se a Ducati. Tem muuuuita coisa melhor, e te vira cara. É a sua terra!!!
Só para adiantar. Consegui o texto, ligando para um brow da época.
Lembra do Duca, Saloma?
http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=7885

E de Petrópolis, sinto tristeza pelo Yltinho, que na última prova do Niva, em João Pessôa, junto ao Jader deu maior carinho para todos nós.

E sofreu o acidente besta e nos deixou em Campinas.

Caraca, cada desenterrada, daqui a pouco junta o Rubão Trípoli e começamos a contar historias do Objetivo..... ahhahahaha

De Gennaro Motors disse...

belos videos ! gostei !

SALOMA disse...

Daqui a pouco vou me lembrar da minha verdadeira identidade...
Suzuki 380 GT ou seria Yamaha 350 RD ou seria Kawa 500 - tricilíndrica - ou seria CB 400 ou seria 500 four...

roberto zullino disse...

Tive uma Kawa 500 tricilídrica, a H1, foi escolhida como uma das piores motos fabricadas junto com a Vincent HRD 1000.

Era uma merda mesmo, andava pacas, mas não tinha chassis que prestasse, a suspensão era um droga e os freios a tambor eram de arrepiar, ruins, mal feitos, uma porcaria.

Emprestei uma vez para o Jacaré dar um pau na 900 Bol d´Or do Claudinho.

SALOMA disse...

Pura emoção...