Falando sobre quem é quem na segurança fornecida aos seus ocupantes, nos deparamos com experiências de que não basta ser o melhor, é preciso ser tambem o maior. Mesmo tendo um pacote de segurança de primeira. E veio a dica do comparsa Regi Nat Rock sobre a pesquisa que o Insurance Institute for Highway Safety, entidade privada que reúne seguradoras de veículos que operam nos Estados Unidos, divulgou esta semana mostrando como os carros de pequeno porte sofrem mais quando batem de frente com os maiores.
Assim, confrontou os Toyota Camry (sedã grande) e Yaris (sedã compacto), os Honda Accord (sedã grande) e Fit (minivan compacta) e o Mercedes-Benz Classe C (sedã médio) e o smart fortwo (supercompacto), esses dois pertencentes ao grupo Daimler.
Todos, com exceção do Yaris, estão à venda no Brasil. E todos têm ótimas referências de segurança quando avaliados em crash-tests "solitários". Os resultados você pode conferir no vídeo abaixo, narrado em inglês - em boa medida, as imagens vão falar por si. Repare, por exemplo, como o Yaris (carro azul) sai moído da cacetada frontal com o Accord (vermelho). O detalhe é que, num impacto contra obstáculo parado, o Yaris obtém um bom resultado de segurança. Mas, na batida em movimento, sai arrasado.
"A conclusão do IIHS é que, numa colisão entre dois carros de tamanhos diferentes, com bons índices de segurança específicos, os ocupantes do veículo maior e mais pesado sempre vão estar expostos a menos riscos que os ocupantes do menor. Uma das razões para isso é que, num impacto frontal, o carro menor tende a ser jogado para trás, o que aumenta a atuação de forças físicas sobre as vítimas".
(reprodução/Feito pelos pilotos de UOL carros p/ Comparsas)
2 comentários:
Apesar de aparentemente sério, o estudo grita o óbvio ululante, ou alguém já viu um Fiatzinho levar a melhor numa encatrada com um caminhão?
O menor sempre vai estar em desvantagem.
Cabe as montadoras, tentar minimizar os riscos potencias nos nossos carrinhos.
Mas dá o que pensar. Os veículos que compramos por aqui, não são os mesmos que enviamos pra fora.
E, em dolares os que vão, bem equipadinhos, custam bem menos que o lixo que transborda por aqui.
ô Brasil maravilha !!!!
O Fox fabricado aqui foi considerado dentro dos Top 5 na sua classe no quesito segurança na europa.
O Fox fabricado aqui e vendido aqui não poderia nem entrar na avaliação européia.
Fonte: Proteste
Isso caracterizaria CRIME em qualquer país digno. A VW sequer poderia alegar ignorância ou incompetência para se defender, é crime doloso mesmo.
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