sexta-feira, 24 de abril de 2009

PIT STOP...ONTEM E HOJE!

Hoje as estratégias de pit-stop definem corridas, mas antigamente essa prática não existia. E como o assunto tem tudo a ver, mesmo porque no Campeonato atual da F1 a equipe que está ponteando tem em dos maiores estrategista que já apareceu e isso demonstrado na equipe que anteriormente era o bicho papão, a Ferrari...aqui em 28 de Abril de 1974, a largada do GP da Espanha, disputado em Jarama, foi dada sob chuva, que também tem sido um tormento nos acertos das baratas nas primeira provas de #2009. Após algumas voltas a chuva parou e a pista começou a secar, então os pilotos começaram a trocar os pneus para os slick. Imagens do pit stop da Ferrari nº 12 de Niki Lauda (que venceu a corrida):


Um mecânico enfia o macaco no meio do carro e os demais colocam um calço embaixo do chassi para ele fica suspenso enquanto é feita a troca de pneus.


A troca é desordenada e com duas chaves de porca, uma para a parte dianteira e a outra na traseira. Nesta imagem o mecânico com a pistola já tirou o pneu de chuva dianteiro direito (que outro já substituiu por slick) e está soltando a roda esquerda ainda com pneu de chuva. Só depois de completar essa troca é que ele volta para apertar a roda direita, cujo mecânico vinha tentando fazer com a mão.
Podemos ver no vídeo, a demora 10 vezes mais que hoje em dia e neste GP é muito importante para um determinado piloto, quem será e porque?


(reprodução)

3 comentários:

Jr. disse...

Mais um post para a coleção de pit stops da Ferrari..RSSSSSSSSSSSS!

Primo disse...

Na verdade acho q deve ser revista essa coisa de pit-stop.
Essa corrida desenfreada pra faze-lo em 3, 5 ou 10 segs nao tá com nada.
Acho que as mulheres deveriam ser envolvidas...vou pensar como.

PacMan disse...

Deem uma olhada na entrevista do L. Montezemolo,num desses links embaixo.35 anos atrás !!!