domingo, 10 de maio de 2009

GP DA ESPANHA - 2009...


Resultado do GP da Espanha de F1:
1. BUTTON - Brawn
2. BARRICHELLO - Brawn +13.0s
3. WEBBER - Red Bull +13.9s
4. VETTEL - Red Bull +18.9s
5. ALONSO - Renault +43.1s
6. MASSA - Ferrari +50.8s
7. HEIDFELD - BMW +52.3s
8. ROSBERG - Williams +65.2s
9. HAMILTON - McLaren +1 lap
10. GLOCK - Toyota +1 lap
11. KUBICA - BMW +1 lap
12. PIQUET - Renault +1 lap
13. NAKAJIMA - Williams +1 lap
14. FISICHELLA - Force India +1 lap

R. RAIKKONEN - Ferrari +49 laps
R. KOVALAINEN - McLaren +59 laps
R. TRULLI - Toyota +66 laps
R. BUEMI - Toro Rosso +66 laps
R. BOURDAIS - Toro Rosso +66 laps
R. SUTIL - Force India +66 laps

Volta + rápida: BARRICHELLO 1m22.762s (lap 28)
(reprodução)

34 comentários:

Jr. disse...

Nem tem o que discutir, o título vai ficar com a Brawn e pronto...e tratae do Rubens fazer o dever de casa direito, porque senão o segundo lugar vai para o espaço!

roberto zullino disse...

A Brawn está certíssima, qual a vantagem em deixar o burrico ganhar? Nenhuma, o Button é muito mais vendável.
Foi fácil e o burrico caiu direitinho, combinaram 3 paradas e no final o Button fez duas. O burrico não tem velocidade para anular isso, simples.
A Borracharia Domenicalli errou na conta e o emo-angêlo chegou em péssimo primeiro, uma excelente corrida segundo ele e seus acólitos. De péssimo segundo em péssimo segundo ele chegará lá, na rua.

Primo disse...

Zullino, ninguem na pista tem velocidade pra fazer 3 paradas e ganhar de quem faz duas com carros da mesma equipe.
Ok, Button é britanico e mais vendável, mas tá na hora do Barrica tomar tenencia...agora ou nunca!
To achando q o M ta medido nesta josta contra o Barrica...

roberto zullino disse...

O Button é melhor que o Burrico, assim como o Xuxux era melhor que o Burrico, apenas isso.
Para ganhar tem que ser melhor, melhor guiando, melhor fazendo conchavos, melhor na obtenção do melhor carro, essas coisas.
Em qualquer corrida, ganha quem tem a melhor poltrona, guiar é detalhe.

Jovino disse...

Sou obrigado a concordar com o Zullino. Chega a dar raiva a idiotice ou burrice do Barrichello. Desde quando ele acreditou que poderia ganhar com 3 paradas!!! Para isto, teria que baixar um schumacher nele e em sua melhor fase, pois para se ganhar com 3 paradas, neste caso, tem que ter talento para isto e ele já provou que não tem, aliás, tem talento para conversar fiado, dizendo que vai ser campeão, sendo que ele tem que fazer a sua parte e até agora, nada.
Tá me lembrando, desde a última prova, das estratégias que o Brawn fazia para o Schumacher e ele sempre entrou nesta.
Simplesmente, não dá para torcer mais para ele.
Quanto a Ferrari, se eles não demitirem todo aquele bando de incompetentes (Domenicali e sua turma) a ferrari não sairá de onde está.
Jovino

F250GTO disse...

Eu ainda acho que o Burrico é melhor que o Button e os dois já estavam de pijama, quando o Brawn chamou-os depois de assumir o "ferro velho" da Honda.
A diferença é que o Burrico não é ingles.
Ninguem vai admitir (muito menos a poderosa imprensa inglesa) que o "brasileirinho" passe por cima do britanico Jenson.
Em sendo assim, tres paradas para o Burrico e duas pro resto do grid...
Ainda se o Button, fosse uma anta como era o Mansell, o burrico teria alguma chance.
Como não é o caso, vai ser segundão...de novo!

Pé de Chumbo disse...

E essa desculpa de que o jogo de pneus não ajudou, não tá com nada...
Porque SEMPRE o jogo de pneus DELE é que não presta?
E o dos outros, são sempre bons?

roberto zullino disse...

Estou curioso em saber como Burrico passaria em cima do Button?

M disse...

Ocêis parem de falar besteira !
A estratégia foi correta. Com o Button atrás, tinha que passar para 2 paradas mesmo.
O 3. jg de pneus do Barrica estava uma merda e não vinha tempo !
Tanto é que ele foi obrigado a adiantar a 3a. parada.
Se o 3. jg fosse igual ao 2., ele teria ganho a corrida !
O Button já estaria de pneus duros, virando .25, e o Barrica virando 2'abaixo passaria de viagem. Burro é quem não viu !

roberto zullino disse...

Essa é a questão, o Brawn sempre fez essas estratégias e o Xuxux cumpria sempre. O Burrico simplesmente não cumpre, uma hora é isso, outra hora é aquilo, são os pneus, as rodas, os freios, o motor e por aí vai.
Na entrevista ele falou que não foram os pneus, achava que alguma coisa no carro tinha problema, pois o último jogo também não ia bem.
Não tem esse negócio de "se", se meu tio fosse mulher seria minha tia.

roberto zullino disse...

E tem mais, esse Burrico já encheu, que saco, pode até ser que ele seja o melhor do mundo, mas simplesmente não tem sorte e para ser campeão tem que ter um pouco pelo menos. Cáspite.

F250GTO disse...

Zullino, o Burrico já tinha passado em cima do Button sim, na largada.
E ficou na frente até o pitstop.
E toda a vez que isso acontecer, uma "estratégia" diferente vai ser aplicada na equipe.
O Burrico só ganha se o Button quebrar, bater ou morrer.
E olhe lá.

roberto zullino disse...

Romeu, mais ou menos, o M tem certa razão, a decisão da estratégia do Burrico era difícil, ele estava na frente. Aliás foi isso mesmo que o Brawn falou:
"As we approached the window for the first pit stops, it became apparent that Jenson would come out directly behind Nico Rosberg if we went with his planned three-stop strategy. We therefore made the decision to switch Jenson onto a two-stop strategy to ensure that he could run in clean air. Rubens was going extremely quickly at the front at that time and his three-stop strategy was clearly the quickest option for him. Unfortunately his tyres did not perform well after his second stop which compromised his pace and ultimately cost him the race. Rubens has performed extremely well throughout this weekend and it has been largely thanks to his input that we have been able to maximise our pace and achieve the successes of today."

Não precisa dizer que os sites brasileiros traduziram tudo errado e deram uma conotação que o Brawn disse que o Burrico foi lento, não foi isso que ele disse, os pneus foram lentos.

Já desisti de ler sites brasileiros, é um bando de idiotas ou mau intencionados, ou os dois.

M disse...

Como vcs são cegos !
Piores do que a besta do Galvão !
O Button andando de pneus duros passou a virar 1.25.
E o Barrica, com pneus moles, continuaria virando 1.22.
E ele já tinha 16s de vantagem.
Daria para fazer a 3a. parada a 5 voltas do final.
Se o 3. jg não tivesse zicado, estaria sobrando.

roberto zullino disse...

O M está certo, não havia motivo para mudar.
O Button fez bem em mudar para não ficar atrás do Nico. O Burrico não tinha motivo.
Se há ou não simpatia pelo Button, e deve haver, não teve influência na corrida de hoje.

M disse...

Zullino,
Não acredito que haja simpatias ou preferências. O Ross Brawn é inteligente demais para não correr qualquer risco de criar uma cisão entre entre os 2 pilotos que estão ponteando o campeonato com sobras.
E vou mais longe ! Tenho certeza de que o profissionalismo do Barrica fala mais alto, e ele será o primeiro a defender a posição do Button, se ele estiver em segundo e for necessário para definir !

F250GTO disse...

Eu ainda acho que com a inglesada no comando, sempre vai ter a possibilidade de uma "puxada de tapete".
Esses bichos são racistas pra cacete.
Não costumo defender as "teorias da conspiração" que a grande maioria dos brasileiros adora, mas no caso em questã...sei não.

Pé de Chumbo disse...

Se a equipe fosse brasileira será que não ocorreria a mesma coisa?

roberto zullino disse...

Simpatias e xenofobismos fazem parte da vida, no caso de hoje depois de ver a declaração do Brawn acho que nada houve, muito ao contrário, o Burrico é que não teve sorte ou fez alguma merda no carro.
O que não quer dizer que não possa acontecer.
O problema foram os sites brasileiros que distorceram a declaração do Brawn escrevendo que ele disse que o Burrico era lento e em manchete. Conforme pode se ver no meu posta acima onde coloquei a declaração em inglês do Brawn ele jamais falou ou deu a entender isso.
Uma coisa somos nós falarmos alguma coisa, outra é jornalista falar. O que se vê é que os jornalistas são piores que nós. Quem precisa desses idiotas defensores de interesses vai se saber de quem?

M disse...

Reporter com opinião. Tem cabimento ? Fora a ignorância para conseguir entender ou traduzir algo corretamente.
São futriqueiros ! Só isto !
E o Barrica não fez merda nenhuma de errado. Foi só trocor os pneus zicados e o carro voltou a andar normal. Veja os tempos por volta !

vitão disse...

Sobre a estrebaria, tenho duas informações .
No caso do Kimi foi a conexão entre o KERS e o frigobar que deu curto, o Manguaça não quis correr o risco de esquentar a vodka, brejas e derreter o sorvete, então preferiu parar e consumir tudo na hora mesmo.
Quanto ao Massa, o problema não foi técnico, foi finanaceiro. Acontece que o maledetto do estagiário esqueceu de colocar crédito no cartão de vale combustível dele, e quando foi fazer abastecimento o saldo disponível não deu para encher o tanque, então o Felipe mandou colocar o saldo restante e ver o que dava para fazer. Por isso ele disse a frase "O que posso fazer?" . MAs já tomaram providências: o dito estagiário será promovido a estrategista-chefe na segunda-feira, assim ele não vai causar tanto estrago, uma vez que os carros nunca chegam ao final da corrida mesmo !!!
Pobre Ferraristas , a cara do Desfalque e do Romeu era de dar dó !

regi nat rock disse...

É que vc não viu a minha...
no mais, concordo com o M e com o Zulino.

A culpa foi o FDP do operario da Bridgstone que não atentou para o relogínho ao fundir o pneu do Rubinho. Tava distraido vendo uma luta de sumo e se atrapalhou só um cadinho.

roberto zullino disse...

Não sei se o Burrico quis ser político, mas deu uma livrada na cara da Bridgestone na entrevista após a prova:
"But when I saw that he changed I was on my own and had to go flat out and I did. I couldn't have done any better. On my third set I didn't have the pace that I had on the first and second set. I don't know why. It was just not there. I was locking wheels all over the place and the same thing happened to the final set, so I hope that the guys come back to me and say there was a small problem somewhere."

M disse...

Zullino,
Pneu é assim mesmo !
É porriso que o pessoal arma e testa os jogos antes. Se algum der "defeito" nos treinos, é substituido. Depois dos jogos montados, acabou, porque na corrida são só aqueles. Tudo numerado e anotado !
MAS pelo o que ele diz, a josta dos freios podem ter começado a travar depois do segundo pit. Aí não vem mais tempo mesmo !

Jovino disse...

Veja o que está acontecendo, segundo o próprio Rubinho e tirem suas conclusões. Para mim, tem algo de muito estranho.


"Rubens Barrichello terminou a corrida deste domingo (10) em Barcelona, distribuiu sorrisos amarelos, cumpriu os cronogramas da F1 e logo se enfiou no motorhome da Brawn. Tinha muito a ouvir para sua dúvida única, a da mudança da estratégia de Jenson Button que premiou o inglês, e não o brasileiro, líder da primeira parte do GP da Espanha. Ficou três horas reunido com a equipe.

Barrichello detalhou à repórter Tatiana Cunha, da "Folha de S. Paulo", e ao repórter Felipe Motta, da rádio Jovem Pan, que nem seu engenheiro soube da alteração do esquema de corrida de Button. Só depois de sua aplicação é que tomou conhecimento. "Acho que essa semana vai rolar um monte de polêmica sobre isso", previu Rubens. "Na F1, você não pode esperar favor. Não vou para a próxima corrida esperando isso."

Desfavorecido, não achou a atitude da Brawn legal. "Não foi do jeito que a gente pensava que fosse num fim de semana em que todo meu set-up era bom", disse Barrichello. "O Jenson copiou o set-up, eu larguei melhor, eu fiz o negócio ir, e no fim nao tive os pontos que gostaria que tivesse. Eu tinha certeza que ganhar a corrida era óbvio."

Barrichello resgatou o discurso à la Policarpo Quaresma, personagem ultranacionalista de Lima Barreto. "Isso vai montando aquela pressãozinha de um brasileiro que quer mostrar bem para o Brasil. Quero que o Brasil entenda a situação, mais do que qualquer outro piloto, eu sou brasileiro. Eu preciso de torcida. Só vou conseguir esse campeonato na raça."

Rubens voltou a citar o país por conta da atração do seu nome a conflitos — vide a última na semana passada, em respeito à declaração de Hortência — para então explicar a via-crucis. "Eu posso dizer que eu não tenho idéia do porquê que o Rubinho é polemizado no Brasil", disse o próprio, "mas eu saí do carro ciente de que aquilo era polêmica e tentei manter a calma perante todos os problemas."

O piloto contou que adentrou os pits da Brawn para falar ao chefe "exatamente o que eu queria falar, que era: se ele fez alguma coisa para que o Jenson vencesse a corrida, eu pendurava minhas chuteiras e ia para casa". "'Não preciso disso, sou melhor que isso', foi o que eu falei para ele. E a resposta dele foi bem clara: ele ganhou por coincidência."

Em linhas gerais, a situação foi a seguinte: a Brawn sabia que Barrichello conseguiria fazer sua parada inicial e voltar à frente de Nico Rosberg, da Williams. O mesmo não aconteceria com Button. Temendo que o inglês ficasse preso e pudesse arriscar seu segundo lugar com o avanço de Felipe Massa e das duas Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber, o time mudou a estratégia de Jenson. "A partir daí, se encaixa ou não, sou um piloto da equipe", comentou Barrichello. "Eu agradeço o momento de estar guiando um carro competitivo, acho que a corrida era minha, não foi. O time acha que foi pura coincidência, e é dessa maneira que saio daqui com a cabeça erguida."

Barrichello também expôs que, por ter parado uma volta depois de Button, queria ter sido avisado da mudança. "Eu não tive escolha. Eu teria uma volta para poder decidir se eu queria ou não fazer as duas paradas. Não foi cogitado em nenhuma reunião fazer duas paradas", finalizou.

Jovino

roberto zullino disse...

Para variar a béstia abre a boca e passa recibo.
Esse cara é bom piloto, mas tem que deixar preso antes da corrida, soltar para ele correr e prender logo após. Só fala merda.
Cada um faz o que quer na equipe, se o Button mudou problema dele. Se o Burrico não mudou problema dele também. Isso é corrida de "tomóve", por enquanto cada um por si.

Primo disse...

Boa Jovino...mas q o Barrica precisa ser mais macho e falar menos, precisa...kct, nao aprende.
Vitão, chupa !!!

M disse...

SE o 3. jg fosse bom, ele teria continuado a andar nos 1.23 e teria ganho a corrida. Não era, ferrou! E ponto final !
Corrida são assim mesmo.

Cesar Costa disse...

Parece Botafoguense; sempre vê complô e vive chorando. Como diria o Milton Neves, do Sportv: "Rubinho é chato pra caralho!!!"

SALOMA disse...

Último comunicado á imprensa da Brawn GP...

- Considerando os tempos por volta, os pneus e o combustível, vê-se que há um período da corrida no qual Rubens estava um pouco mais lento do que o previsto, e isso lhe custou a vitória, porque Jenson, com mais carga de combustível, estava mais rápido - falou o dirigente.

SALOMA disse...

Ross Brawn explicou que a mudança de estratégia de Jenson Button de três para duas paradas no GP da Espanha foi para evitar um possível tráfego de Nico Rosberg. O dono da equipe Brawn disse ainda que a estratégia de Barrichello não deu certo porque o brasileiro não conseguiu o ritmo necessário no terceiro dos quatro trechos, devido a um jogo de pneus ineficiente. No fim das contas, Button venceu em Barcelona enquanto Barrichello foi o segundo.
É isso...

Cesar Costa disse...

A comparação dos tempos de voltas dos dois está aqui:
http://autosport.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=as.stories/70868

Jovino disse...

Tudo conversa fiada. Se esta estratégia de 3 paradas fosse realmente boa ele a faria para o Button, como não era, jogou para o panaca do Barrichello, que acreditou (só ele) que poderia ganhar com 3 paradas numa pista que tem poucas ultrapassagens e perderia tempo em 3 pits, ao invés de 2 e até o outro panaca do Galvão sacou isto exatamente na hora que ele parou nos boxes e botou pouca gasolina.
Eles já definiram, e com certa razão, quem deverá ser investido para ser o campeão e se a estratégia do Barrichello por algum milagre desse certo, eles inventariam mais uma ou o seguraria no pit por alguns segundos para dar tempo do Button passar, como o fizeram na época da Ferrari.
Não é boicote, não é nada disso, simplesmente é mais interessante investir num piloto para ser campeão, do que dividir os pontos entre os dois numa briga acirrada entre eles.
Só não enxergam isto, quem não quer.
Jovino

vitão disse...

Jovino, concordo com o seu comentário. Se o panaca , recordista de largadas, cai numa esparrela dessas, sem checar as informações (tempo de volta, tempo de entrada e saída, etc) , então eu tenho uma ponte ocm pedágio para arrendar para ele, bem 'no centro de SP. Passar recibo de ingênuo é inaceitável de um pretendente a campeão mundial.