segunda-feira, 4 de maio de 2009

QUEM VAI FICAR COM A "PORSCHE"...


Parece até enredo de filme...
Wolfgang Porsche, diretor do conselho supervisor da Porsche e patriarca de uma das duas famílias controladoras da empresa, afirmou que a companhia não será vendida à Volkswagen. Mesmo porque rola em outros bastidores as negociações já citadas aqui do interesse do Reino do Catar na aquisição da motadora de carros esportes.
"Atualmente estamos no caminho certo. A Porsche AG não será vendida para a Volkswagen", afirmou Porsche ao jornal Frankfurt Allgemeine Sonntagszeitung (FAS), em artigo para a mídia. O comunicado do diretor do clã Porsche parece colocá-lo em rota de colisão com seu primo Ferdinand Piech, que defende a venda da Porsche para a Volkswagen. Como acionista, a Porsche é hoje a controladora da Volkswagen, porque detém mais de 35% do capital votante da empresa, participação atingida em setembro de 2008. A compra da Porsche pela Volks seria possível, a despeito da atual situação acionária, porque como empresas separadas a segunda é muito maior que a primeira, apontando faturamente bruto de 113 bilhões de euros em 2008, valor cerca de 15 vezes o da fabricante de carros esportivos. E se o "teorema das negociações" são os valores das dívidas. O Reino do Catar acompanha tranquilo o desembaraçamento desse "nó"...
(Dica do Victão/reprodução/Reuters/UOL)

4 comentários:

Anônimo disse...

Compadre!
IMPRESCINDÍVEL!!!
Vc. precisa me arrumar essa figura do logo da VW "comendo" a Porsche para colocar na Brasinha!!!
Onde consigo isso em alta definição????
Abs.
Hugo

vitão disse...

o Piëch não da'ponto sem nó. ele quer trocar a ações da Porsche pelas da VW, assim eles garantem o controle do grupo e socializam a dívida. Queria que ele fosse meu genro !

El Chueco disse...

Hugo,
para poder usar o símbolo, primeiro tem que conquistar o direito de usá-lo!
rs rs rs rs rs rs rs
Paulo - 914

SALOMA disse...

FRANKFURT - A Porsche Automobil Holding informou nesta quarta-feira, 6, que uma força-tarefa deve estabelecer dentro das próximas quatro semanas a base para uma empresa integrada com a Volkswagen. O intuito é criar um grupo que envolverá 10 marcas independentes, incluindo as operações de carros esportivos da Porsche. A decisão foi tomada após reunião entre membros das famílias Porsche e Piech, controladoras da Porsche.
A Volkswagen prometeu apoiar o trabalho da força-tarefa que vai criar, dentro de quatro semanas, a base para a combinação de suas operações com as da Porsche. Segundo a Porsche, a força-tarefa vai incluir pessoas ligadas ao segundo maior acionista da Volks, o Estado de Baixa Saxônia, bem como representantes trabalhistas das duas companhias.
O anúncio representa o fim dos planos ambiciosos do executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking, de elevar a fatia do grupo na Volkswagen para 75% e pressionar por um acordo de compartilhamento de lucros, que poderia garantir-lhe pleno acesso às reservas de caixa da Volks.
Em janeiro, a Porsche, uma fabricante de carros esportivos pequena porém lucrativa, elevou sua fatia na Volkswagen, maior montadora em vendas da Europa, para 51%. Com isso, a dívida da companhia triplicou, atingindo 9 bilhões de euros, num momento de dificuldade de crédito e de queda da demanda global por automóveis, despertando temores entre os investidores sobre financiamento.