segunda-feira, 1 de junho de 2009

MICROCARRO PEEL P50, 1960

Uma Inovação Tecnológica, o Peel P50 dos anos 60, e podemos aprender quaisquer lições hoje sobre o futuro do desenvolvimento da indústria dos microcarros quando o Peel P50, pela primeira vez entrou em produção. E olhando com olhos críticos, podemos dizer que o BMW Isetta (Bubble carro) ou o Fiat 500, são gigantes perto do Peel P50.
O Peel P50 foi editado pela primeira vez em 1963 e foi, de fato (e ainda é) um carro que respeitas as normativas legais de trânsito em cidades. De fato como o vídeo abaixo mostra, quando Jeremy Clarkson do programa da BBC Top Gear conduziu o Peel P50 em redor de Londres, foi capaz de transitar pelas ruas da cidade em meio do tráfego e mostrou ser bastante curioso. Foi no talo na vêlo máxima, de 60km!!!
E levou, literalmente, para o escritório sem serimônia...

O Peel P50 foi novamente produzido em 1965 pela Manx Peel Engineering Company, que está no Guiness Book dos Recordes como produção de veículos, cada vez menores. O Manx Peel Engineering Company veio da Ilha de Man, no Reino Unido. Outro modelo da sua Peel's foi a Trident, outro minúsculo microcarro.
Atenção aos números: comprimento total do chassis é de apenas 53 centímetros de comprimento, e apenas 39 centímetros de largura. Ele não foi certamente construído para duas pessoas, salvo se, naturalmente, foram anões!


O Peel P50 foi concebido para ser um complemento do usurário na cidade, isto é, ele e suas compras ou mateial de trabalho. Curiosamente no microcarro só havia uma porta, do lado esquerdo. A bordo, no painel de simplicidade máxima, botão de faróis e de limpador (único). As cores, Branco Daytona, Dragão Vermelho e Azul Escuro (nomes tanto estranhos como o próprio carro).
O marcador, marcava velocidade máxima de 60 km, bem confortável para o microcarro.
Hoje aos 46 anos de idade, você pode ver em vídeo, o Peel P50, sendo conduzido pelo "pequeno" Jeremy Clarkson...E já íamos esquecendo, se alguns de voces viram o filme "Cars", verão uma certa semelhança no carrinho amarelo, que ao final deu show na troca dos pneus do astro do filme...Desfrutem do vídeo!

(reprodução)

5 comentários:

Primo disse...

O mundo enlouqueceu...só pode ser.
Daqui a pouco ninguem come mais ninguem no carro...

RACER X disse...

não dá nem pra peidar, corre o risco do carro desmontar todo. Mas não deixa de ser interessante, o Gurgel ia adorar...

regi nat rock disse...

Se tiver verdinho, tem um comparsa que não deixará passar na frente de sua casa. Irá expropria-lo para uso próprio.

M disse...

Ôôô, Regi !
Quero naum !!!!
Este troço tem pobrema de cabeção.
Eu num "caibo" lá dentro...

SALOMA disse...

...nem vc e a maioria dos comparsas! Ainda mais depois da pizzada...huaaa!