sexta-feira, 19 de junho de 2009

O DIA QUE A MÍDIA ACABOU.

Com a chegada da era digital (um bom tempo atrás), tradicionais Jornais, Revistas, Emissoras de televisão e Rádios estão se virando nos 30 para não perder seu fiel público. E as agências de publicidade estão neste momento em Cannes discutindo o fim do Diretor de Criação, ou seja, o fim do mundo está próximo!! Em cima da música American Pie, o criador deste vídeo presta uma "homenagem" aos antigos padrões de conhecimento e cultura. Bons tempos...ou não!

5 comentários:

SALOMA disse...

Mas o que está acontecendo com o setor publicitário, com a perda de cargos e tarefas ficando reduzidas com "digitalização das idéias...”.
Não é privilégio! As mídias digitais estão devorando tudo o que encontram pela frente, basta ver as intenções disfarçadas no Twitter de mensagens publicitárias e mesmo Twitters que são verdadeiros spam. Quanto a isso, a briga é boa, mas a mente brilhante, a sacada e o briefing do Diretor de Arte, sempre vai existir, independente da mídia!

RACER X disse...

Saloma, o que acontece é muita informação ao mesmo tempo, estamos vivendo completamente diferente do que em 2001. Antes, pra montar um layout vc olhava trocentas biblias de referencias de banco de imagens, mandava escanear, depois ia pro photoshop versao 2.0 (sem layers!!!), recortava, fazia a fusão, etc pra reuniao das 9hs do dia seguinte. Hj, vc tem acesso ao banco de imagens na internet, seu assistente aos poucos nao é mais necessario e se bobear, vc faz o titulo do anuncio tb (ja vi e fiz muito disso).
é só ver como anda a publicidade nas revistas: igual, repetitiva, padronizada (isso qdo tem) e revista vive dos anunciantes...se não tem anuncio, fudeu!
E hj os clientes tem como mensurar o que eles estão investindo e o que estão tendo de retorno, não tão muito a fim de uma sacadinha brilhante, um titulo bem bolado, etc.
O glamour da publicidade acho que acabou no fim dos 80, sendo muito otimista...

Mas não vou deixar de ler meu jornal no banheiro!!!

regi nat rock disse...

No banheiro é melhor ler um livro já que os jornais estão um lixo só. Já faz tempo que deixei de ser assinante da Folha e do Estadão.
Pra que ?
Está tudo na net, mais atualizado e tals.
Quando pinta um artigo mais profundo ou elucidativo, originario do proprio jornal de papel, basta procurar na net que estará lá.
Realmente essa mídia está indo pro vinagre, juntamente com um monte de outras mídias impressas.
Qq das revistas semanais tem , sei lá, 50& de publicidade, 40 % de informação defasada e mal (bem mal) redigida e 10% de informação mais relevante.
É muito pouco pelo preço cobrado.
Depois de muito tempo comprei a 4 rodas com a matéria dos NObres e fiquei horrorisado com o conteúdo .

E eu gosto de manusear papel, mas assim, infelizmente não dá.
Melhor um bom livro....

Francisco J.Pellegrino disse...

Menos desmatamento....

roberto zullino disse...

A imprensa existe apenas como um fim em si própria, foi sempre fruto da corrupção ou exercício de poder. A chantagem sempre foi seu grande ganha pão, receitas publicitárias e de banca são secundárias.
Por isso os grandes jornais estão todos na internet, não querem perder sua capacidade de informar, influenciar e portanto, poderem se colocar a serviço do poder ou da oposição ou a soldo de grandes grupos empresariais ou políticos, mas sempre de olho na chantagem futura.