domingo, 7 de junho de 2009

O FOGO DE JOSÉ FELICIANO....

Em meados de 1968, o ano que não terminou, o mundo musical foi pego com uma surpresa: estourava nas paradas de sucesso americana e inglesa e nas rádios do resto do mundo a versão de "Light My Fire" do portoriquenho José Feliciano. Descoberto por um executivo da RCA num festival de música latina em Mar del Plata, Argentina, José Feliciano despontaria para o sucesso, onde se tornaria um dos expoentes da música latina. Atribui-se a ele ser o primeiro artista de origem latina a penetrar no mercado de música de língua inglesa, abrindo caminho aos que viriam depois. Ganhador de 45 discos de ouro e platina e seis vezes do Grammy, José Feliciano é hoje nome de uma escola pública no Harlem (Nova Iorque) e detém o título de "Doutorado em Letras Humanas", pela Universidade Sagrado Coração, em Fairfield, Connecticut.



(foto reprodução)

Um comentário:

SALOMA disse...

José Montserrate Feliciano García, nasceu em Lares, Porto Rico, 10 de setembro de 1945, cantor e violonista porto-riquenho radicado nos Estados Unidos.
Nasceu cego, em uma família pobre, com mais onze irmãos. Aprendeu sozinho a tocar acordeão, e aos nove já tocava no The Puerto Rican Theater, no Bronx, Nova Iorque, para onde sua família havia emigrado quando ele tinha cinco anos. Sempre autodidata, passou a praticar o violão, tendo como professor apenas alguns discos. Ganhador de vários premios e homenagens, Feliciano é considerado como o primeiro músico latino a penetrar no mercado de música de língua inglesa, abrindo caminho para outros após ele...como foi dito no post!
Boa Joca, ótimo post...