segunda-feira, 22 de junho de 2009

QUESTÃO DE NOME...

Pouca gente ainda se recorda do folk-singer americano Jim Croce mas em 1973 ele estourouva nas paradas de sucesso americanas com "Time in a Bottle", "Bad, Bad, Leroy Brown", e "Operator", gravados como singles no ano anterior. Após lutar tantos anos para se firmar como compositor e cantor, trabalhando como motorista de caminhão e na construção civil, Jim Croce conheceria finalmente o sucesso após associar-se ao pianista e guitarrista de formação clássica Maury Muehleisen que, com suas elaboradas harmonias, valorizava as canções singelas de Croce.

No auge do sucesso e atendendo um circuito universitário, Jim Croce e Maury Muehleisen morreram num acidente aéreo ao decolarem de Natchitoches, Louisiana, rumando para Sherman, Texas.



Não tiveram nem tempo de ver o lançamento de seu mais recente single gravado "I Got a Name", que seria um grande hit em 1974, repetindo o fenômeno já ocorrido com "Sitting On The Dock Of Bay" de Otis Redding e "Me and Bobby McGee" de Janis Joplin.

Sei que alguns cinqüentões aqui irão às lágrimas....

9 comentários:

Jovino disse...

Esta você tirou lá do fundo do baú e fazia muito tempo que não via nada do Jim Croce.
Interessante Joaquim, que após a mídia consumir bastante o rock and roll e já está um pouco saturada dele, começaram a aparecerem os chamados Folk, Countrie e similares (com vocais harmoniosos, muitas violas, violinos, gaitas com a pitada do rock, mas de leve), entre eles, o próprio Jim juntamente com outros como Crosby Steel, Nash e Young, James Taylor que vieram suavizar um pouco a paulera que rolava a muito tempo.
Outros tantos artistas, que me lembro agora, morreram em acidentes aéreos, como Richie Valens (La Bamba), uma parte do Linerd Skinerd, Stivie Ray Vaugham, o grande Randy Rhods (Ozzy Osbourne) que desapareceram no auge de suas carreiras.
Jovino

regi nat rock disse...

Ô Jovino, foi de debaixo do baú essa... rsrsrsr
Realmente uma lembrança , pouco revista pela plebe ignara que só valoriza lixos.
Hj, será dia de revival de sons que andavam bem esquecidos em minha memória.
Valeu Joca!

Primo disse...

Me and Bobby McGee...ducaralho !!!
Joca, vc tá um garimpeiro e tanto, e está escalado juntamente com Jonny Cabeção e Jovino pra discotecarem no ´´Comparsas Songs & Drinks´´ que estou elocubrando...

RACER X disse...

tudo é motivo...vixe!

RACER X disse...

E não sei se estou me confundindo, mas uma vez peguei pra ouvir, na discoteca da União Cultural Brasil-Estados Unidos, ali na Oscar Porto, um disco dele chamado PHotographs and Memories...procede?

Jovino disse...

Primo, se precisar de mim, estou a disposição.
Jovino

Mestre Joca disse...

Racer X,

Procede e é uma de suas melhores composições. Na mosca!

Abs.

Anônimo disse...

Joca, se eu não me engano esta é a musica tema de um filme chamado "the stock car Boy" ( titulo em portugues "O garoto do stock car"). Eu sou amarrado em Jim Croce (tambpem, 55 anos...), e não é só a musica Photographs and Memories que é boa, o album que tem este titulo é bom inteiro !!!

Jovino, bem lembrado, em uma epoca de acidentes de aviões como agora, vários deles morreram em acidentes aereos, como os que voce citou.

Além de Crosby Stills Nash and Young, eu sou fã incondicional do Neil Young, como artista solo ou com as bandas que ele formou para acompanharem ele. Bom demais !!!!

Aliás, tem algumas musicas que quando a gente escuta no carro, incentivam a gente a andar....vamos dizer..."um pouquinho mais rápido"....especialmente numa descida de serra de Petropolis ou de Santos, por exemplo !!!
E, pra mim, "Operator" do Jim Croce é uma delas. Outras são "Take the money and run" do Steve Miller Band, "Lotta a Love" do Neil Young, "Sweet Caroline" do careta Neil Diamond , "Against the Wind" do Bob Seger e "Stormy" e "Samba pa Ti" ambas do Santana.

Caraca, quanta musica antiga e boa eu fui lembrar agora !!!!

Antonio

Mestre Joca disse...

Hum...
Antonio, será que esse "Stormy" é a mesma que eu estou pensando, aquela do Classics IV ("Bring Me Back That Sunny Day ?).

Se for, meu Jisuis amado!

Grande abraço,