quarta-feira, 8 de julho de 2009

AVUS, UM CARRO DE 600 REAIS...


Parece inacreditável, mas não é. Enquanto o Museu vai mal das pernas e já se fala em leilão dos carros lá expostos, a ULBRA faz com seus alunos da Engenharia Automotiva e Design esse carro em que desembolsou apenas esse pequeno valor. “Nós tínhamos um motor de Astra e algumas peças que usávamos nas aulas. O restante como injeção eletrônica e freios, por exemplo, foram doados por empresas parceiras, que viram no projeto uma oportunidade de aprendizado a esses futuros engenheiros”, fala o coordenador do laboratório, Luiz Carlos Gertz. Entre as empresas que apoiaram o projeto estão a Dana, DHB, Fueltech, GKN, Imobras, Metalmoro, Viemar, Zamprogna e Jardini.
Batizado de Avus ( nome de um circuito localizado no subúrbio da cidade de Berlim, Alemanha. Hoje, seu antigo traçado é parte da rodovia Bundesautobahn 115.), é um carro, se podemos assim chamar, com motor 2.0, tração traseira, cerca de 120hp de potência, injeção e ignição programável e cinco marchas. Além dessas características, o protótipo se destaca por ser extremamente leve. “Ele pesa apenas 600kg, menos da metade de um carro similar”, destaca Gertz.
Praticamente, um Real por quilo. Com material reciclado, como placas de PVC, tubos e até luminárias, será seu revestimento. Já teve o seu lançamento oficial na ULBRA, agora é esperar o que vem por aí!
(reprodução)

6 comentários:

SAVIOMACHADO disse...

O pessoal da Ulbra tem uma equipe fantástica na área automotiva desta faculdade e as empresas que estão dando apoio são empresas respeitadíssimas na Grande Porto Alegre. Tem tudo para dar certo.
Abraços.
SAVIOMACHADO

M disse...

Simplesmente indecente ! Deveriam ter vergonha de mostrar uma sucata destas.

SALOMA disse...

Grande Savio Machado, seja bem vindo ao boteco dos Comparsas...carimba seu avatar nos seguidores para nos falarmos!
abs

SALOMA disse...

E esse assunto está bombando! E o desafio, agora é fazer um carro com motor 1.4, todo fechado, com portas e janelas e outro com motor 1.0 extremamente otimizado, visando ultrapassar o recorde de velocidade com esse tipo de carro (212km/h). Ousadia? Pode até parecer. Mas limite é uma palavra que não consta no dicionário de quem tem orgulho do que faz. É isso...

Pé de Chumbo disse...

Peraí, o carro não custou só 600 reais...
Se tirar o patrocinio das diversas empresas, o motor já disponivel, as tranqueiras necessárias...Custaria muito mais!

RACER X disse...

Avus Rarus?