quinta-feira, 16 de julho de 2009

ITALIANOS FUTURISTAS


BAT 11, implica os reprises dos conceitos aerodinâmicos de Nuccio Bertone e da Alfa Romeo, entre 1953 e 1955. O BAT é uma sigla de - Berlinetta Aerodinâmica Técnica - e os meninos de Turim, foram ao resgate aos anos 50. A barata fez a sua estréia em Genebra o Auto Show 2008. Baseia-se no Alfa Romeo 8C Competizione e tem chassis de Maserati GT. Tem medidas de respeito, 16 metros de comprimento e quatro metros de largura. E um coeficiente de arrasto de apenas 0,19.


O Ghia Streamline X "Gilda", é uma explosão futurista no passado.
"Carrozzeria Ghia" também vem de Turin. O mesmo "Studio Ghia", do VW Karman-Ghia. Ghia primeiro fez o seu nome nos anos 20, nos projetos, em carrocerias de alumínio para carros de corrida a partir da Alfa Romeo, Fiat e Lancia. Uma "Carrozzeria Ghia" de Alfa Romeo 6C 1500, venceu a Mille Miglia, em 1929. Em 1970 foi adquirida pela Ford Motor Company e trabalharam em modelos, como De Tomaso Pantera, a Capri, a Cortina e modelos posteriores, como o Scorpio e Mondeo.

O Ghia Streamline X "Gilda" foi concebido e construído, em 1955, como um carro show, a pedido do executivo Virgil Exnerda da Chrysler. Foi batizado, de "Gilda", um filme noir clássico, com Rita Hayworth no personagem, em 1946 .
A carroceria foi desenhada por Giovanni Savonuzzi, que queria usar um motor de turbina a gás. Tem motor Chrysler. A turbina foi instalada quando o carro foi restaurado há alguns anos.
Esses duas obras futuristas, aparecerão no próximo "Pebble Beach Concours" no "Concorso Italiano", em agosto. Verdadeiros ícones, em design futistas!
(reprodução/www.wired.com)

3 comentários:

Pé de Chumbo disse...

Horriveis!!!

regi nat rock disse...

Gostei não.

O desenhista devia estar com dor de barriga qdo criou ??? esas coisas.

RACER X disse...

Uma mistura de Jetsons com Blade Runner...