domingo, 5 de julho de 2009

NEM SÓ DE FERRARI VIVE A ITÁLIA

Ciao! Domingo é dia de macarronada, bruschetta e afins. Atendendo ao pedido do Jovino, nada como uma banda italiana para acompanhar o almoço da mamma. O Premiata Forneria Marconi é a banda de rock progressivo italiana que mais se destacou mundo afora e que está na ativa até hoje. Formada nos anos 70, tem mais de 25 discos lançados e ainda conserva alguns de seus integrantes originais, como Franco Mussida. A sonoridade da banda nos remete a Genesis, Rick Wakeman (por causa do uso corrente de moogs), Pink Floyd e outros baluartes britânicos do prog. È Festa foi o hit que levou-os a tomar a América, já Impressioni Di Settembre nos lembra pq os italianos são tão bons em construir melodias. Seus shows são um exemplo de virtuose, técnica e emoção. Salute!



6 comentários:

RACER X disse...

Houve um tempo que a publicidade brasileira não tinha tantas produtoras de som e a saída era buscar trechos do rock progressivo para embalar as imagens. Foi assim com o lançamento do VW Passat, que usaram Tarkus, do Emerson, Lake & Palmer. A Bic usou um trecho do Yes, de Tales from Topographic Oceans para o lançamento de uma caneta com a bolinha giratória. E o PFM tb foi usado um trecho de Flauta e teclados para a Faber Castell, da música Harlequin, do disco Chocolate Kings, um dos 3 albuns da banda lançados no Brasil.

Se quiser saber mais da história e importancia da banda para o rock progressivo, acesse o site oficial, com tudo que ele já fizeram:
http://www.pfmpfm.it/

abs comparsitos pra nonna!

Primo disse...

Sim, Jonny Cabeção mandou bem...enquanto preparo uma ´´picanha as avessas´´ to ouvindo os patrícios de meus antepassados e essa sonzeira !!!
Rock progressivo e suas particularides...muito bom!

Jovino disse...

Gostei do som deles Jonny e dá para entender o porque do meu sobrinho gostar também,pois eles fazem um som bem progressista, lembrando um pouco a carreira solo do Serginho dias destacando bem o teclado em suas músicas.
Cantar rock em italiano é um pouco diferente, pois, geralmente, estamos acostumados com música romântica italiana. Mas são bons músicos e não estão aí a tanto tempo a toa, tem o seu valor.
Agora, em 69, no FIC, quando o Santana se apresentou como convidado, teve também uma banda italiana chamada "Formula 3" e era um trio (baixo, guitarra e bateria) e fez um certo sucesso.
Jovino

RACER X disse...

Então, Jovino...O PFM, quando conquistou o resto do mundo, teve que fazer uma jogada um tanto assim adequada para o novo público: alguns de seus albuns tem 2 versões, a italiana e a inglesa, onde eles cantam a mesma música na lingua mundial...não sei de que foi essa idéia bizarra, qual genio do markteing fonográfico que disse que isso ia dar certo, pq eles pararam com essa brincadeira e só começaram a cantar em italiano novamente. Afinal, a sonoridade italiana é tão mais emoção, concorda?

O Sergio Dias ouviu muito a turma dos progressivos e eu tenho aquele vinil q ele lançou pela Som Livre, que tem a música Anjos, mutcho trip.
Outra banda brazuca do genero, que eu recomendo, é o extinto Som Nosso de Cada Dia...aquilo é pra viajar parado, com o Manito nos teclados e o Pedrinho batera quebrando tudo...afee!

Voltando a Italia, tivemos outros grupos tambem: Le Orme, Banco, Area e outros, mas só o PFM resistiu ao tempo.

Busque no youtube outros sons deles, vc vai curtir pracas.
abs comparsitos

Jovino disse...

Você citou o grande Manito, que tocou no disco Fruto Proibido da Rita Lee na banda Tutti Frutti, o melhor dela para mim.
Uma vez o Faustão o levou lá em seu programa, acho que para dar uma força para ele, pois estava bem pra baixo e ele mostrou todo o seu talento tocando várias música.
Acho também que eles tinham mesmo é que tocar cantando em italiano mesmo, o Milton Nascimento faz sucesso nos USA cantando em Português para americanos (inglês), não só os latinizados (espanhol).
Jovino

Primo disse...

Ah, mas nada como um estímulo pra dupla Jonny e Jovino enriquecer a cultura musical do COMPARSAS...
muito bom, rapazes...