quinta-feira, 23 de julho de 2009

O SOM DO COMPARSAS - Cat Power



Semana passada, por conta da semana do rock, Jonny postou a essência dos dinossauros do rock, fantásticos...e deixamos passar em branco um show em Sampa, da fofa CAT POWER, nascida Charlyn Marie Marshall, norte-americana de Atlanta.
CAT ja esteve em Sampa antes, e está há algum tempo na estrada, mas começa definitivamente a cair no gosto de uma galera mais cult, que curte suas performances cheias de graça e talento.
Filha de um pianista, desde muito cedo em contato com a música, largou e ensino médio e foi morar em Nova York. Lá, já sob o nome de Cat Power, realizou seu primeiro show em um Pub no Brooklin, segundo ela uma apresentação de improvisações, entre 1992 e 1993.
Em 1994, abriu alguns shows da cantora Liz Phair e conheceu Steve Shelley (baterista do Sonic Youth) e Tim Foljahn (guitarrista do Two Dollar Guitar), que a encorajaram a gravar seus dois primeiros álbuns "Dear Sir" (1995) e "Myra Lee" (1996). Ambos foram gravados em Nova York no mesmo dia, em dezembro de 1994. Em 1996, assina com a gravadora Matador e grava seu terceiro álbum intitulado "What Would the Community Think", lançando o clipe do single "Nude as the News".
Após uma turnê de 3 meses em 1996, Chan abandona a cena musical para trabalhar como babá em Portland, no Oregon e depois se muda para uma fazenda em Prosperity na Carolina do Sul com seu namorado Bill Callahan (Smog). Chan Marshall planejava abandonar a música definitivamente, mas após uma noite de pesadelos surgem as letras que irão compor o álbum "Moon Pix", gravado no Sing Sing Studios em Melbourne na Austrália.
Com elogios da crítica, Cat Power passou a ser reconhecida pela cena do Indie Rock. É convidada a fazer o acompanhamento musical do filme mudo "A Paixão de Joana d´Arc", uma produção francesa de 1928. Nestes shows eram apresentados novos materiais e muitos covers, que deram origem ao álbum "The Covers Record" (2000), uma coletânea de versões tocadas por Chan entre 1998 e 1999.
Em 2003, Cat Power volta com canções novas no álbum "You are free", super elogiado e com a participação de músicos como Eddie Vedder e Dave Grohl. No ano de 2004, ela lança seu primeiro DVD "Speaking for Trees". Em 2006, Chan interrompe sua turnê pelos EUA e pela Inglaterra por motivos de saúde. Mais tarde a própria cantora revelou ao The New York Times que estava em depressão profunda e com tendências suicidas devido ao uso de drogas e álcool, que passaram a fazer parte do seu cotidiano durante os ininterruptos shows e turnês desde 1998. Após tratamento psquiátrico no Miami's Mount Sinai Medical Center, retorna recuperada e lança aquele que é considerado o seu mais bem elaborado álbum "The Greatest" em 2006, com a colaboração de Al Green e do guitarrista Teenie Hodges. Um flerte da musa indie com o soul. Por conta da turnê do seu mais recente disco, "Jukebox" (2008), a cantora realizou uma série de shows no Brasil no final de 2007 dentro do Tim Festival. Na turnê nacional, a cantora passou por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória.
E no último fim de semana fez um show muito elogiado em Sampa...
CAT POWER...uma beleza a menina !!!

2 comentários:

regi nat rock disse...

Já tinha ouvido alguma coisa mas não sabia quem era.
Olha Primo, a menina manda bem e tals, mas se tem uma coisa que eu não engulo, é essa maldita mania de se afundar nas drogas e no alcool, como que justificar a impossibilidade de se 'encaixar' no stablisment (ops, acho que tá errado mas vai assim mesmo).
Considero uma tremenda roubada, mas cada um é cada um.
Por fim concordo que é uma beleza a menina.

Primo disse...

Pois é Regi...a estética rock´n´roll, a necessidade de fazer essas merdas acaba com grandes talentos...fazer o que.
Mas gosto da moça, e ela parece gostar de Sampa, ta esteve por aqui 3 vzs acho...