sábado, 18 de julho de 2009

SEMANA DO ROCK NO COMPARSAS - PARTE 7


Ele inspirou gerações de roqueiros em todos os continentes. Nasceu em 1926 no Missouri, e por influência de outros feras como Muddy Waters, resolveu botar fogo no blues e criar os acordes básicos do rock. Na lista de 500 melhores canções da Rolling Stone ele emplacou seis composições e esta é a sétima da lista. Pra começar o esquenta dos embalos de sábado a noite, Johnny B. Gooode, com o Pai do rock'n'roll Chuck Berry acompanhado da E. Street Band, do Bruce Springsteen, o roqueiro americano das causas proletárias e sociais.

7 comentários:

regi nat rock disse...

Te toda a seleção postada, sem dúvida a melhor demonstração do MAIS legítimo Rock'and'roll.


BELEZA PURA.

Jovino disse...

Du Caral.. Concordo com você Regi. Chuck Barry é a alma do Rock and Roll e imagina este cara lá pelo final da década de 40 quando captou os acordes do piano de Robert Johnson e o transportou para sua guitarra nascendo assim o ritmo mais festejado e cultuado em todo o mundo.
Em sua cidade, lá no Missouri, tinha uma casa de shows onde só apresentavam os grandes artistas da época, mas era proibida a entrada de artista e públicos negros e ele sempre falava que um dia tocaria por lá.
E ele veio emplacando sucessos nas rádios dos negros e aos poucos as músicas dele eram copiadas e cantadas por artistas brancos nas rádios dos brancos até que não houve mais jeito pela febre que se espalhava por todo os Estados Unidos e ele tocou e realizou o grande sonho de tocar nesta casa de Shows.
A questão do racismo era muito forte e os negros se confraternizavam através do Blues (que é uma música de lamento, tocado, principalmente, nas igrejas de protestantes) e o Rock and Roll (que é onde eles se extravasavam).
Existe um filme que foi realizado por Keith Richards para homenagear o seu grande ídolo que é o Chuck Barry em que ele conviveu com o Chuck durante alguns meses para fazer as filmagens. Durante as filmagens e as apresentações em que eles fizeram em vários locais, ensaiaram direitinho e na hora do show, para variar, o Chuck atrasou e ficaram todos lá no palco o esperando chegar. Até que, de repente, o cara aparece, liga a guitarra e sai puxando um tom qualquer de uma referida música. E aí, a banda, liderada pelo Keith fica totalmente perdida e eles tentam acompanhar o Chuck, mas ningúem sabia qual era o tom, até que o baixista consegue pegar o tom e todos se dirigem ao baixista e aí todos captam o tom da música e parecia tudo legal até que o Chuck muda tudo novamente e eles ficam totalmente perdidos, além de um murro que o Chuck deu no queijo do Keith num desentendimento deles lá, mas levado na base do bom humor pelo Keith.
Enfim, um grande ídolo, totalmente perdido, mas era o sonho do keith de realizar a tão esperada homenagem ao mestre do Rock and Roll.
Quem não viu este filme, tentem achá-lo, vale a pena, pois tem muitas histórias e muito rock.
ALELUIA, depois de vir de um churrasco em que fui "obrigado pela namorada" a ir e de ouvir cornomusic durante 2 horas, ligar o computador e ouvir um Chuck é demais.

Jovino

RACER X disse...

Chuck é o cara!
Roll over Bethoven é duca...
Jovino, tente lembrar o nome desse filme (se é que ele chegou a ser finalizado,hehehe)

Jovino disse...

Jonny, não consigo lembrar o nome do filme, mas ele existe, foi feito e inclusive, tinha nas locadoras.
Localizei no youtube uma parte deste filme em que eles estão tocando Carol e reflete um pouco do que eu descrevi acima e como o Keith começa a perder a paciência com ele.
Jovino

Jovino disse...

Carácole, não coloquei o principal, o link que vai abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=PEA6gzAAPfc&feature=related

Jovino

RACER X disse...

tks!

regi nat rock disse...

ASSISTI ESSE FILME NUM CANAL PAGO DA NET. ENTROU COMO DOCUMENTÁRIO.
COISADEDOIDO!!!!! Tem pouco mais de meio ano.

Completamente sem pé nem cabeça mas genial.

Infelizmente também não lembro o nome.

E tem um final na beira da piscina vazia e cheia de detritos.

Cacete Jovino; Como é que vcs conseguem lembrar de tantos detalhes?
cornomusic é? ahahahah