sexta-feira, 14 de agosto de 2009

E AS GUITARRAS FICARAM ORFÃS...

Inventor da guitarra elétrica e pioneiro das gravações sobrepostas com o que conseguia obter, tocando sozinho e juntando canais, um inesperado efeito stereo multicanal nos anos 50 e 60, Les Paul, guitarrista, morreu ontem, aos 94 anos vítima de complicações de uma pneumonia no hospital White Plains em Nova Iorque. Aqui, o vemos e ouvimos no seu aniversário de 93 anos, em junho de 2008, tocando Somewhere over the rainbow.
Que guri, rapá!!! Todos os músicos do post abaixo lhe devem muito...



(reprodução)

3 comentários:

RACER X disse...

Mais um que deixou um pusssssssssta legado...que vitalidade!

Jovino disse...

Que bonito... que feeling neste ensaio bossanovista jazzistico do mestre da guitarra que todo guitarrista deveria conhecer e venerar aos 94 anos e ainda tocando assim.
Vou contar uma historinha envolvendo a paixão pela Les Paul.
Lá pelo final dos anos 70, a banda do meu irmão estava querendo dar um tempo, sei lá, separar e eles combinaram o que seria, talvez, o último ensaio da banda. A hora do ensaio já estava passando e nada do guitarrista Leonel Niemayer aparecer e todos já estava achando que ele iria sair fora mesmo, quando de repente, ele aparece todo radiante com um estojo lindo de guitarra e tira lá de dentro uma reluzente Gibson Les Paul De Luxe toda dourada, modelo raro e especial e que foram fabricadas poucas unidades e o Leo não acreditava que tinha conseguido achar uma assim, do nada.
Ná época, o movimento Punk estava aflorando por todo canto aqui no DF e o Leo a comprou de um Punkezinho filho de um diplomata que a achou muito bonitinha para o tipo de som que ele queria fazer e ele pagou uma nota preta por ela, mas valeu a pena e muitos músicos aqui queriam fazer negócio com ele, mas ele sempre se esquivava e saía fora. Um dos que insistia em comprá-la era um carinha que frequentava muito a Colina da UNB, um tal de Herbert Viana e por muitas vezes insistia, mas o Leo não fazia negócio.
Uma vez, estava eu no ônibus quando senta ao meu lado um cara e começa a prosear comigo e logo eu percebi que era o Herbet Viana, que acabara de gravar um disco e estava começando a fazer sucesso. O cara me conhecia lá do meio rockeiro e sabia que eu era irmão do baterista e me pediu para conversar com o Leo para ver se ele vendia a Les Paul e eu falei que iria tentar, mas já sabia que a guitarra era inegociável.
Enfim, o Herbert faz sucesso nacional até hoje e não sei se ele conseguiu comprar a tão pretendida guitarra Les Paul De Luxe Dourada.
Obs: existem muitas guitarras Les Paul por aí, a maioria fabricada no México, China, sei lá, mas este modelo, feito na época para homenagear Les Paul é rara mesmo.
Jovino

Primo disse...

O cabra cumpriu sua missão...que descanse em paz!