sábado, 22 de agosto de 2009

O SOM DO COMPARSAS - Leonard Cohen



Leonard é um mito. Lembrado dia desses no sub-blog pelo comparsa Paulo Sousa, é um cara que entrou para o mundo da música com mais de 30 anos. Poeta renomado no Canadá (15 livros lançados) e com sua visão singular e peculiar do mundo e da vida, já deixou uma marca pessoal com seu disco de estréia. Leonard é uma pessoa reclusa, que evita ser badalado e lança poucos discos. Mesmo assim, influenciou barbaramente artistas de alto calibre. Em 1991, um tributo chamado I’m Your Fan (um trocadilho com o seu disco de 1988, I’m Your Man) reuniu algum de seus admiradores: John Cale, Ian McCulloch, Pixies, Nick Cave, Peter Astor (ex-Weather Prophets), House of Love, R.E.M., Lloyd Cole, entre outros. O homem que foi comparado a James Joyce pelos críticos norte-americanos é uma dessas sumidades pouco comentadas, mas sempre reverenciadas. E Songs… é um dos mais bonitos, delicados e espetaculares álbuns de estréia já visto.
Já se afastou algumas vezes do mercado, ja viveu em retiro budistas...o setentão Cohen sabe das coisas.
Sua versão para o clássico de Neil Diamond´´Girl, You´ll Be a Woman Soon´´ é antológica, na minha modesta opinião...

5 comentários:

MoVilla disse...

Grande post Saloma,
Leonard é um grande poeta, cantor, filósofo...sei lá mais o que. Um dos meus ídolos. Sua obra é extensa e de grande sabedoria sôbre os assuntos atuais.
Está no meu profile com o clip "On My Secret World", e tambem foi um dos meus posts em setembro de 2008, com esta mesma música.
Só que na época o clip de "Democracy"tinha sido removido do Youtube por pedido do próprio Leonard, provávelmente para evitar que pudesse ser explorado na época das primárias das eleições americanas. Agora já está disponível outra vez.
No entanto, na época eu havia conseguido uma colagem com "Democracy" como tema.
O link daquele post é esse:
http://desertescapes.blogspot.com/2008/09/leonard-cohen-democracy.html
Abs.
MoVilla

Primo disse...

O setentão é cracaço, seus duetos com Willie Nelson e Joan Baez são históricos...eu reeeeeeeeecomeindo, como diz aquele ex-piloto.

El Chueco disse...

e eu só fui conhecer semana passada... quanto tempo perdido!

regi nat rock disse...

Não sabe oque perdeu meu caro El Chueco. Esse cidadão é uma lenda no meio, talvez, até, por conta de sua aversão aos holofotes.
Grande lembrada Primo. O Joca deve estar vibrando até agora...

Jovino disse...

Mais que figuraça!! Confesso que não conhecia e foi uma grata surpresa, uma balada jazzistica countrie,leve e suave, sei lá, me fez lembrar não sei porque o Lou Reed (em sua fase mais calma), o Still do Crosby, Stills & Nash (and Young)em sua carreira solo e lembra fisicamente Humphrey Bogart e o Tony Bennett.
Jovino