sábado, 29 de agosto de 2009

O SOM DOS COMPARSAS: STEELY DAN


Assim como o sol voltou a nos esquentar neste mês do cachorro louco, o STEELY DAN resolveu dar um tempo no mofo e estão sacudindo a América com a RENT A PARTY TOUR 2009 (http://www.steelydan.com/), onde até o renomado guitarrista Larry Carlton estará presente para relembrar os bons tempos. Eles irão tocar todo o repertório de 3 de seus albuns: Aja, Gaucho e Royal Scam, além de 50 músicas que os fãs podem escolher através do site.
E quem aqui não tem uma boa lembrança dos caras? Centrado na dupla Walter Becker e Donald Fagen, o grupo ganhou popularidade nos anos 70 e 80 quando fez seis álbuns juntando elementos do jazz, rock, funk, R&B e pop, o tal do jazz fusion. E desses albuns sairam clássicos como Do it again, My Old School, Bodhisattva, Dr. Wu, Bad Sneakers, Kid Charlemagne, The Fez, Haitian Divorce, Green Earrings, Ricky don't loose your number, Josie, Deacon Blues e muitos, mas muitos mais clássicos presentes até hoje na programação de emissoras de qualidade. Só para os comparsas e seguidores deste blog terem uma idéia, O album “Aja” é tido como um dos melhores álbuns em termos de timbre e de perfomance, além das grandes composições do grupo (e pelos músicos ‘ruins’ como Wayne Shorter, Bernard Purdie, Lee Ritenour e Larry Carlton que participam do disco…), este e outros álbuns são usados como referência de gravação pelos estúdios. Chega de conversa e tomemos uma overdose de SD: Hey Nineteen e Peg.

15 comentários:

Mestre Joca disse...

"Do It Again" é uma das minhas de cabeceira. Umas das 100 músicas obrigatórias em qualquer discoteca (CDteca?).Uma das minhas preferidas quando estou ao volante.

Grande pedida, o Steely Dan ! Parabéns, Racer X !

RACER X disse...

E aqui neste link, o show dos caras tocando domingo passado, em Nova York, "DO IT AGAIN": http://www.youtube.com/watch?v=89KuS66ytuQ

A qualidade dos videos neste link (som, pincipalmente), não tá boa, mas dá pra sentir o clima da banda e da platéia...que viagem!! Queria estar lá...

RACER X disse...

Pô, Mestre Joca...eu postando o link e vc já comentando, hahaha...transmimento de pensação, hehehe...

Obrigado,Mestre Joca!
quem não gosta de Steely Dan ou é ruim da cabeça ou doente do pé!

RACER X disse...

Para não deixar a introdução muito longa, esqueci una cosita.
O Steely Dan é famoso por suas letras ambíguas e de duplo sentido, coom termos e palavras que myitos não sabem o que significa.
Seus problemas acabaram!!!
Existe um site (http://www.steelydandictionary.com/) que explica o significado de tais termos.

E Mestre Joca, no seu "auto exílio" vc chegou a ter o prazer de assisti-los? Conta pra nós..
abs

Mestre Joca disse...

Infelizmente, não, meu caro Racer X...

Minhas experiências no Auto Exilio foram mais cotidianas, menos sensoriais, digamos assim...

Abs.

regi nat rock disse...

Eu gosto muito do povo aí mas tenho que entrar no clima.
Hoje, por exemplo, estou mais prum rock maneiro ou até prum blue light.
Qto a utilizarem termos estranhos, passo batido pois tenho dificuldade em entender plenamente o ingles cantado (as vezes até o portugues embaralha, fazer o que?), Se estiver escrito, leio numa boa e se tiver algum desconhecido, vou no MIchaellis e depois no santo google. Se ainda assim não 'captar', aí não tem jeito . Tem que perguntar prum nativo mesmo.Qual o gringo que irá entender o significado de 'manero', 'é nós na fita', 'arroz de festa' 'gostosa' (nos dois sentidos) e por aí vai?

RACER X disse...

Entrar no clima, Regi? sei, sei...
Só porque vc "reclamou", tirei o Deacon Blues e botei Peg, com um belo solo de guitarra e mais suingado...
abs

Unknown disse...

Ruim da cabeça - confere
Doente do Pé - confere

:)

Confesso que não gosto muito de tudo que me lembre da época que só tinha uma ou duas emissoras de rádio FM, Steely Dan incluso.

O que eu gostava de ouvir, e ainda gosto, já que não mudei muito minhas preferências com o correr dos anos, tocava às sextas-feiras, da meia noite em diante, num programa chamado Jacques e o Caleidoscópio transmitido pela rádio América AM.

De vez em quando eu ia ao estúdio ver o programa sendo feito ao vivo.

regi nat rock disse...

Miorô.

Muito.
Tanks.

Primo disse...

Muito bom Jonny, deixo os comments com vcs e curto a sonzeira...os cabras faziam falta.

RACER X disse...

O Jaques do Caleidoscopio era um psicologo que fazia este programa pra soltar sua verve roqueira...lembro de muitos especiais do Pink Floyd e outros...ate cheguei a conversar com ele por telefone, nao lembro o que, mas o cara era uma figuraça, Irineu.

Unknown disse...

Bota figura nisso, Mr. Mendes, bota figura nisso. Você lembra das duas músicas que ele usou na abertura do programa? Uma foi do PFM e a outra eu não lembro. E justo essa que não lembro era a síntese do rock progressivo, na minha opinião. Pena que não sou músico e não existe pen drive que se adapte orelhas, ou eu poderia "gravar" os acordes iniciais para que alguém reconhecesse e me dissesse o nome da banda.

Unknown disse...

He he he...

Olha só o que eu achei numa surfada básica no rastro do Jacques do Kaleidoscópio:

http://www.radio.usp.br/programa.php?id=20&edicao=060429

Flavio Costa disse...

Cadê a "Do it again"?

RACER X disse...

Flavio, naquele link no segundo comentario, tks.