quarta-feira, 9 de setembro de 2009

"NO MARGIN FOR ERROR", Pikes Peak


"Sem margem para erro", este filme de 1957 sobre a Subida da Montanha de Pikes Peak, mostra características interessantes de uma época romântica e detalhes da família Unser, com Jerry Unser um dos vencedores da prova.


Passamos para a década de 90, e o "grau das margens de erros" passadas, parecem passeios montanha acima. O premiado curta-metragem de Ari Vatanen, que disputa as eleições para FIA, em 1988, literalmente "dançando na monatnha" do Colorado. O filme foi dirigido por Jean Louis Mourey e captura imagens sensacionais de Vatanen subindo Pike's Peak em uma verdadeira dança nas quatro rodas, ao volante do Peugeot 405 T16. Ver a lenda dos rallys através dos cotovelos em curvas fechadíssimas e deslizar ao lso de penhascos a 14.000 pés de altitude. Esta é, de longe, um dos mais espectaculares vídeos automobilísticos já registrado.


E um "panachê" de imagens do que foi a subida desse ano. A competição, que rolou em 19 de julho, começou às 9:00 horas, mas a estrada de acesso a montanha abre às 4:00 e tem uma janela de quatro horas para a galera se acomodar nos pontos de melhor visibilidade, nos 20 quilômetros de curvas, 156 no total, e fecha as 8:00 para o início da prova com seus 4300 metros de subida. Mais você pode ver aqui, no Buonnano.
(reprodução)

2 comentários:

Buonanno disse...

Bons vídeos!

A família Unser é a mais vitoriosa na história dessa competição. Correm lá desde 1926 (113 vezes) e venceram 38 vezes.

regi nat rock disse...

Ainda semana passada estavamos, eu, Bonani e belair direto da terrinha, discutindo a respeito.
Ver o filme de 1957 é uma piada. As banheiras e os charutinhos escorregavam pra valer. O filme do Vatanem é o melhor editado, sem dúvida, mas o piloto é um assombro no controle do Pejô. Depois que asfaltaram a maior parte da pista, meio que perdeu a graça., pois se perdem as comparações.
Ainda assim é um baita desafio que dá uma imensa popularidade ao vencedor.