segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

COMPARSAS NO BLOG SPEED DAY



No último final de semana foi realizado o Blog Speed Day, evento idealizado por Paulo Trevisan (Museu do Automobilismo Brasileiro) e Luiz Salomão (síndico deste espaço). Foram três dias de muitas histórias e emoções e os Comparsas estiveram presentes!

O evento reaviva a história do automobilismo brasileiro de uma forma muito rica e interativa.

Para entender um pouco do que presenciamos e experimentamos ao longo desses dias, vamos conhecer um pouco do Museu do Automobilismo Brasileiro.

O museu está localizado na cidade de Passo Fundo (RS) e foi criado por Paulo Afonso Trevisan, um apaixonado ex-piloto e profundo conhecedor de carros.

Este obstinado empresário conseguiu de forma brilhante criar um espaço para manter viva a história de nosso automobilismo, pois, infelizmente, nunca houve preocupação para a sua preservação.

Um exemplo disto são as condições que alguns carros chegam ao Museu: desfigurados, em pedaços, depenados...

E é aí que entra a garra de Paulo Trevisan. Durante a visita é possível notar o grau de restauração dos carros e a busca pela perfeição nos detalhes de época, somados aos resgates de documentação (troféus, capacetes, fotos, jornais, etc).












O acervo conta com mais de 80 carros e quase todos estão em condições de uso! Sim, mas condição de uso não significa dar uma voltinha no quarteirão, são carros que vão à pista e andam (forte)!

E nós fizemos isso!!!

Nos próximos dias vamos mostrar a emoção que é andar com alguns carros do acervo. Ah, você pode acompanhar também a cobertura do evento no Blog do Saloma.

(reprodução)

13 comentários:

Primo disse...

Boa Rodrigão...
Se estivesse presente iria querer acelerar aquela caranga da ´´BRAHMA CHOPP´´...rsss

M disse...

Essa Maserati é uma belezinha !

Antonio Seabra disse...

Belas fotos Rodrigo !
O Museu é ralmente muito legal.

Antonio

regi nat rock disse...

Ai mininu... e vc sisqueceu de me ensinar o truquezinho cibernético... Fica pra próxima pois nessa não deu tempo.

Realmente o Museu é uma maravilha de se conhecer especialmente com o cicerone/proprietário/visionário/ que conhece a história dos parafusos que faltavam em cada um dos carros, opss, bólidos que lá estão.
Sinceramente nunca tropecei com um apaixonado como o Trevisan. Dizer obrigado soa tão mixuruca mas não existem palavras para quem não foi, entender a grandeza e o desprendimento desse homem realmente espetacular.
Esse sim "é o cara"....

SALOMA disse...

Boa Rodrigão...mandou bem e com propriedade! abs

F250GTO disse...

Belas fotos, Rodrigão.
E que acervo!
Alguns carros são "emocionantes" de ver e eu imagino vistos de perto, como voces viram e apresentados ao vivo pelo Trevisan.
Essa Maserati que cheguei a ver aqui, em uma exposição no predio da ex-Dacon, logo que foi para as mãos do Trevisan (e que logicamente não estava no estado que se encontra hoje), é uma das peças mais lindas do mundo.
E o que dizer das carreteras da Escuderia Galgo Branco que perteceram aos Andreattas?
E o "96" Brahma, do Casari?
E o Formula Junior DKW 10, feito pelo mestre Tony Bianco?
Maverick Hollywood, Furia BMW (óia o "seo" Tony, aí de novo!)
Chega!
Se já babei nessas fotos, imaginem o resto...

roberto zullino disse...

A Maserati pertenceu a Gigi Villorezi que correu com ela na Argentina e aqui em Interlagos.
Esse carro ganhou "apenas" o Grande Premio Inaugural de Silverstone em 1948 pilotada pelo Gigi.
No "passeio" com os carros acertei o novo Mercedes do Schumacher e o carro do Barrica.
Falar o quê do Paulo Trevisan? O museu é único não apenas pelos carros, mas pelo conceito, os carros andam na pista de Guaporé de tempos em tempos. Andam em Interlagos de vez em quando também. Só nos resta agradecer a acolhida e o desprendimento do Paulo que nos "emprestou" apenas 8 jóias da coleção.

Pé de Chumbo disse...

Tô doido pra conhecer esse museu...

Pé de Chumbo disse...

Escuita, tchurma...porque vcs não visitam mais meu blog?
Qui foi qui fiz?

Burnout Racing disse...

Como que faço pra participar deste dia? Pena estou a 4 horas deste Museu. Qaundo tiver outra ida se tiver como ir. Quero ver se este ano vou lá e conhecer a lenda Maverick Berta.

SALOMA disse...

Burnout...vá esquentando os motores. Vale muito ver a fera de perto!

SALOMA disse...

Sigam esse link, e terão mais...
http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/

De Gennaro Motors disse...

incrivel !!!!!!!!!!! adorei mesmo