sexta-feira, 12 de março de 2010

MP4-25 - O SNORKEL INFAME...


Surgiu nos comentários de Martin Whitmarsh/Autosport.com que a McLaren tem certamente uma relação entre a sua asa traseira e o snorkel na parte superior do chassi. A certeza entre as duas partes surgiu durante os treinos, e só agora é que o quadro se fechou depois dos treinos livres do GP de Bahrein.

Como funciona...

O snorkel na parte superior do chassi alimenta um duto de ar passando por entre a posição dos pés, em torno dos pedais, muito provavelmente ele desce ao lado do pedal de freio, que tem o apoio para os pés de modo a evitar que se desloque para o cockpit. Este duto tem um "buraco" em que o piloto controla o volume de ar de dentro do cockpit. O duto segue seu caminho provavelmente passando por cima do tanque de combustível e no alto da tampa do motor, então através da barbatana de tubarão apontando para a asa traseira.

Quando o piloto coloca o pé ou a perna sobre o 'buraco' o fluxo é desviado para o resto do duto e isso alimenta a ponta da asa traseira. Isto é um efeito utilizado na aerodinâmica aeronáutica. Com estes fluxos de ar resulta que o carro é capaz de chegar a uma velocidade superior mais elevada, de cerca de 3 a 4 km/h. Isso nas retas...
E nas curvas, quando da sua aproximação, o piloto libera o pé ou a perna do "buraco" do duto, e cria-se o downforce, com o ar sendo desviado para dentro do cockpit. Essa montagem é legal como o "slot" da asa traseira (usado pela McLaren, BMW Sauber no ano passado). Não existem peças móveis, exceto talvez para o pé ou a perna do pilot. É uma interpretação do regulamento.

E agora

Parece que vai seguir o mesmo caminho do Kers do ano passado. Claro que agora, as equipes irão protestar formalmente para aprová-lo para eles mesmos e confirmar a sua eficiencia. Já que a maioria das equipes, têm aberturas na área destinada para caber um snorkel, enquanto que a barbatana de tubarão e da asa traseira são facilmente indentificáveis. Mas, encontrar uma rota para o duto para fora do cockpit pode provocar dor de cabeça, como o monocoque não pode ter nenhuma abertura grande o suficiente e sujeito a homologação e, portanto, não pode ser alterado até a temporada 2011.
Claro que "onde há uma vontade, há um caminho", e as equipes não vão querer perder velocidade em linha reta.
(reprodução/dica Divila)

Um comentário:

SALOMA disse...

A Globo comentou a polêmica da asa da McLaren, mas o grande pulo do gato é o duto que faz com que ela tenha serventia...os Comparsas novamente na frente!!!