sexta-feira, 19 de março de 2010

O SOM DOS COMPARSAS: GORILLAZ

Gorillaz é uma banda virtual classificada como rock alternativo, com muita influência do britpop, dub e da eletrônica. Criada em 1998 pelo líder do Blur, Damon Albarn que tem como parceiros 3 músicos secretos. Seu primeiro hit, Clint Eastwood vendeu mais de 7 milhões de cópias e a banda entrou para o Guinness World Records. Stylo, clipe de lançamento do 4º album, o cenário é uma perseguição no estilo road movie muito bem filmado e com a participação de Bruce Willis. Entretenimento puro.
Detalhe: espere carregar, pq o acesso ao clipe tá batendo os views.

Gorillaz - Stylo from mario ucci on Vimeo.

4 comentários:

SALOMA disse...

Afirmativo...bomba na web!!

regi nat rock disse...

não conhecia mas não gostei muito não.
É uma salada difícil de identificar. As cenas de ação também não são aquelas coisas. Em suma, dá pro gasto e olhe lá...

RACER X disse...

Concordo, Regi. Os posts servem pra isso mesmo, se interar e emitir opinioes. Eu pessoalmente até curto, mas nao sou fanatico. O primeiro hit deles (Clint ERastwood) é sensacional, tanto que eles foram obrigados a deixar de serem virtuais e meio que foram obrigados a fazer uma turnne, devidamente incognitos.

RACER X disse...

EXTRA! EXTRA! MAIS UMA VEZ COMPARSAS SAEM NA FRENTE. DO UOL DE HOJE, 20/3:

THIAGO NEY
da Folha de S.Paulo

"Welcome to the World of the Plastic Beach." Este é, além de título da primeira música (na verdade, é a segunda faixa do álbum; a primeira é uma introdução) do terceiro disco do Gorillaz, uma síntese do que encontraremos no universo multicolorido dessa banda/cartum/virtual.
Divulgação
Os integrantes da banda virtual Gorillaz que, comandada pelo músico britânico Damon Albarn, lança deu terceiro álbum
Os integrantes da banda virtual Gorillaz que, comandada pelo músico britânico Damon Albarn, lança deu terceiro álbum

Há climas diversos (ora sisudo, ora alegre), de batidas diversas (lentas; rápidas), de sensações diversas (dançante; soul; hip hop; disco; pop). Tudo em uma única música. E tudo isso é transportado para o restante do disco, deliciosamente caótico e disforme.

Talvez isso aconteça porque o Gorillaz funciona como uma válvula de escape para Damon Albarn, inglês que ficou conhecido nos anos 1990 como vocalista da banda britpop Blur.

Se no Blur Albarn ficava preso a um padrão pop-rock de guitarra/baixo/bateria, no Gorillaz ele está livre para atirar para todos os lados --e, neste disco, acerta a maioria deles.

O Gorillaz é formado por Albarn e pelo designer gráfico Jamie Hewlett. Enquanto Albarn cuida da música, Hewlett se encarrega da imagem da banda: dos quatro integrantes/personagens em cartum; do site, que também é uma espécie de game; da concepção visual dos shows, feita por jogos de luz e sombra (eles vão fechar uma das noites do enorme festival Coachella, nos EUA, em abril).

Convidados estrelados

Para ajudá-lo com a paleta de cores de "Plastic Beach", Albarn convidou de Snoop Dogg a Lou Reed; de De La Soul a Gruff Rhys (do grupo Super Furry Animals); de Mark E. Smith (The Fall) a Bobby Womack.

Apenas uma brincadeira de Albarn, o Gorillaz transformou-se em seu mais bem-sucedido projeto --os dois primeiros discos já venderam mais de 15 milhões de cópias e atingiram um sucesso nos EUA que o Blur nunca conseguiu. Isso dá moral para Albarn tirar Lou Reed de sua zona de conforto e o colocar para cantar sobre bases eletrônicas leves.

Ou para juntar Mos Def e o soulman Bobby Womack em "Stylo", faixa lisérgica e de tempero black. Ou para chamar uma orquestra libanesa e criar uma atmosfera oriental em "White Flag".

As faixas sem convidados não são menos ousadas. Em "Broken" e "On Melancholy Hill", há sintetizadores retrô que nos transportam tanto para os anos 1960 quanto para os 1980.

Já "Rhinestone Eyes" é quase infantil, com o vocal de Damon passando por efeitos -que voltam a ser bastante usados para dar um ar futurista à faixa título.

Essa quase infinidade de ritmos presentes no disco do Gorillaz é algo que não pode ser deslocado para o Blur. Ali o que se faz é britpop, canções com melodias reconhecíveis.

Inquieto, Damon Albarn criou o Gorillaz para brincar e experimentar. No início, levou várias pancadas -como assim fazer uma banda-cartum?, questionavam muitos. Com uma trajetória que deságua em "Plastic Beach", ele prova que sempre esteve certo.

PLASTIC BEACH
Artista: Gorillaz
Lançamento: EMI
Quanto: R$ 30, em média
Avaliação: ótimo