sábado, 18 de setembro de 2010

40 ANOS SEM JIMI HENDRIX



James Marshall "JIMI" HENDRIX (nascido Johnny Allen Hendrix em Seattle, em 1942) foi um dos grandes guitarristas da história do rock,e seguramente um dos mais importantes e influentes músicos de sua era. Conquistou a America de vez com sua performance em 1967 no Festival de Monterey e foi a principal atração, dois anos mais tarde, do icônico Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970. Hendrix dava preferência a amplificadores distorcidos e crus, dando ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudou a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia e foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, que ele utilizava frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica...é, o cara não era fraco não !
Carlos Santana sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada por sua herança parcialmente indígena.
Como produtor musical, Hendrix também inovou ao usar o estúdio de gravação como uma extensão de suas ideias musicais. Foi um dos primeiros a experimentar com a estereofonia e phasing em gravações de rock.
Conquistou muitos premios em vida e postumamente, incluindo sua confirmação no Hall da Fama do Rock and Roll americano, em 1992, e no Hall da Fama da Música do Reino Unido, em 2005. Uma blue plaque (placa azul) foi erguida, com seu nome, diante de sua antiga residência, na Brook Street, de Londres, em setembro de 1997. Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard, 6627) foi dedicada a ele em 1994. Em 2006 seu álbum de estreia nos EUA, Are You Experienced, foi inserido no Registro Nacional de Gravações, e a revista Rolling Stone o classificou como o melhor guitarrista na sua lista de 100 maiores de todos os tempos, em 2003 e também foi o primeiro a fazer parte do Hall da Fama da Música Nativo-Americana.
Genial desde sempre, hoje faz 40 anos que ele partiu dessa para uma melhor, como nos lembrou o comparsa Regi...
Curtam a genialidade de Hendrix em HEY JOE.

7 comentários:

Primo disse...

Nosso amigo Regi lembrou muito bem q hoje faz 40 anos q o camarada Hendrix partiu dessa pruma melhor...valeu Regi.

RACER X disse...

Eu li, pensei em postar mas deixei esta missão procê, Primo. Ontem no multishow estavam comemorandos os 40 anos de desencarne do negão.
Tou ficando velho, vixi!

regi nat rock disse...

tamos ficando velhos Jonny, mas o que vale é que VIVEMOS esse tempo. Somos privilegiados.
Grande lembrança Primo.
HOje (ontem) foi dia de festa nas nuvens...

Primo disse...

A vida segue...num dia o velho e bom Jimi vai, e no dia seguinte o velho e bom Regi tá aqui mandando brasa no velho e bom rock´n´roll !!!
ce la vie !!!

Absinto Muito disse...

É já se passaram 40 anos que perdemos a presença física do Jimi. Gostaríamos que conhecesse o nosso blog http://absintomuitorock.blogspot.com/ e a nossa banda http://www.myspace.com/absintomuito
“O Rock Prevalece!”

Primo disse...

Vamos lá Absinto...boa !!!

Jovino disse...

Parabens comparsas por lembrar desta data importante. Hendrix está inserido em minha vida com o ar que respiro.
Jovino