terça-feira, 14 de dezembro de 2010

First F1 GP - Silverstone UK, 1950







Em época de férias da fórmula 1, e de saber as novidades de regulamento que vem aí (e são de chorar...) é muito legal ver as fotos daquela que é considerada a primeira corrida de Fórmula 1 realizada em Silverstone em 1950. Apesar das instalações precárias, o público compareceu em massa. Até a futura rainha Elizabeth curtiu a corridas na “arquibancada”.
Na largada, percebe-se que a preocupação com a segurança tanto dos pilotos como com o público era zero !
Venceu a prova o piloto Gigi Villoresi pilotando uma Maserati 4CLT de 1948.
Hoje, esse carro pertence ao Senhor Paulo Trevisan e está no Museu do Automobilismo situado em Passo Fundo.
Consta nos autos que em 2008 nosso Zuzu foi chamado pelos organizados pra levar o carro pra Inglaterra pela data comemorativa, mas problemas de logistica impediram...
Recebi esse material do comparsa Kacic, atual cidadão soteropolitano, e o comparsa Bonani viabilizou a publicação.

3 comentários:

roberto zullino disse...

Umas correções. Quem ganhou o primeiro GP da Formula 1 recém criada em 1950 foi o Giuseppe Farina, il Dottore, era Phd em Economia. O carro era uma Alfa Romeo 158, uma Alfeta que no final ganhou o campeonato de 1950 co Farina e de 1951 já como modelo 159 com o Fangio.

No entanto, o primeiro GP em Silverstone foi em 1948, GPs existem desde 1906 e o que chamamos de Formula 1 era o Campeonato Europeu.

O GP que inaugurou Silverstone em 1948 foi vencido por Luigi Gigi Villoresi com uma Maserati 4 CLT, o T é de Tubolare e o carro tinha um motor 4 cilindros com compressor mecânico Roots ou tipo Roots. É nesse carro que muitos dos comparsas sentaram em Passo Fundo.

Em 2008 fizeram a comemoração dos 60 anos do primeiro GP de Silverstone e ficaram batendo cabeças para achar o carro ganhador e um dia perguntaram para o Doug Nye, o que deveriam ter feito meses antes. O Doug ficou meio puto da vida pelo tempo perdido, mas deu meu contato. No entanto, estava muito em cima e não deu para o Paulo enviar o carro para lá, mas não faltarão outras oportunidades, o carro é maravilhoso e tem uma bela história. No fundo é mais importante que a Alfeta que ganhou em 1950, a Maserati ganhou a primeira no templo do automobilismo inglês.

SALOMA disse...

Interessante como muitas dessas baratas vieram parar por aqui, entre Argentina, Uruguai e Brasil...

regi nat rock disse...

eu também sentei nesse carrinho, cortesia by Trevisan.
Não dá pra esquecer.