terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A COCA REVELADA...


A receita secreta da Coca-Cola esteve escondida e guardada há 125 anos. Mas, não mais. O site "This American Life" diz que eles encontraram os ingredientes que compõem a nossa Coca-Cola de todo dia.
A história começa com John Pemberton, um veterano da Guerra Civil que está creditado como o invetor da Coca-Cola. Sua receita original foi escrita em um livro (ao lado) junto de várias pomadas e medicamentos que foi passado de geração em geração.
Aqui está no seu idioma original, porque traduzir seria talvez encobrir algo importante:
Fluid extract of Coca: 3 drams USP
Citric acid: 3 oz

Caffeine: 1 oz

Sugar: 30 (unclear quantity)

Water: 2.5 gal

Lime juice: 2 pints, 1 quart

Vanilla: 1 oz
Caramel: 1.5 oz or more for color
The secret 7X flavor (use 2 oz of flavor to 5 gals syrup):

Alcohol: 8 oz

Orange oil: 20 drops

Lemon oil: 30 drops

Nutmeg oil: 10 drops
Coriander: 5 drops

Neroli: 10 drops

Cinnamon: 10 drops


O refrigerante de cola, tornou-se famoso em guardar o seu segredo da receita sob vigilância 24 horas, os executivos da Coca-Cola só conhecendo metade da fórmula ou que as duas pessoas que conhecem a receita nunca podem voar juntas. É adicionado ao fascínio da Coca-Cola, essa lenda.
Quando Asa Candler, um dos primeiros presidente da Coca-Cola, comprou a fórmula original de Pemberton por U$2.300, em 1887, ele era tão paranóico com pessoas roubando a receita que ele ordenou que ela não poderia ser escrita de novo
.
Verdade seja dita, porém, é impossível replicar totalmente a receita da Coca-Cola, porque há um único ingrediente da Coca-Cola: extrato fluido de coca (das folhas de coca, a cocaína). Apenas uma fábrica pode processar essas folhas de coca industrialmente para uso de refrigerantes ou similares, a Coca-Cola tem um acordo especial com o DEA, que lhes permite fazê-lo e o vício faz o resto...

(reprodução)

2 comentários:

regi nat rock disse...

Realmente, qualquer equipamento moderno consegue ler com exatidão a formula dessa porcaria. A ligeira diferença de sabores, creio que se deve a uma possibilidade concreta de um baita processo nas costas por plágio. Fora isso, a lenda do "segredo" podia valer lá pra trás, mas hoje não "pega" mais.
O melhor refri que existe ainda é a água, de preferência com gás e umas gotas de limão. Sem açúcar.
Como curiosidade histórica é interessante. O diabo é a mardita coca na fórmula.ge

Primo disse...

Lenda pra manter a fama, e as venda$...
Todo mundo conhece a receita da feijoada, do churras, a pizza, mas cada um faz a seu modo. Logo, qq mané pode ter a formula, mas vai faltar algo...e tome coca-cola.
M deve estar em prantos...