sábado, 18 de junho de 2011

Tributo: JOSE CARLOS PACE





José Carlos Pace (outubro de 1944 — março de 1977), o nosso querido Moco, foi um daqueles caras que deixou saudades...

Estreou no automobilismo em 1963, disputando provas de Turismo pela equipe Willys.
Em 1970, já na Europa, disputou o Campeonato Inglês de Fórmula 3, sagrando-se campeão.
Em 1971 venceu o GP de Imola de Fórmula 2. Com esta vitória, conseguiu um convite para integrar a equipe de Protótipos da Ferrari a partir da temporada de 1972, tendo como melhor resultado o segundo lugar nas 24 horas de Le Mans de 1973.
O ingresso na Fórmula 1 deu pela equipe Williams, que na época utilizava carros March da temporada anterior. Ainda assim, Pace pontuou duas vezes, terminando o campeonato em 16º lugar, com três pontos.
No ano seguinte, paralelamente ao Campeonato de Protótipos, disputou a Fórmula Um pela equipe Surtees. Terminou o campeonato em 11º lugar, com 7 pontos, conseguindo como melhor resultado o 3º lugar na Áustria. Foi escolhido o quarto melhor piloto do mundo pelo anuário Autocourse, perdendo para Jackie Stewart, Ronnie Peterson e Emerson Fittipaldi.
Em 1974, começou a temporada novamente na Surtees. Na metade da temporada, mudou de equipe, passando a disputar o campeonato pela Brabham, onde conseguiu o segundo lugar em Watkins Glen, nos Estados Unidos. Terminou o campeonato em 12º lugar, com 11 pontos.
Em 1975, disputando a temporada pela Brabham, Pace fez sua melhor temporada no automobilismo. Além da Fórmula 1, participou do Campeonato Brasileiro de Turismo e sagrou-se campeão do Grupo 1. Venceu também as 25 horas de Interlagos. Seu principal feito na temporada veio no segundo GP de 1975, no Brasil. Pace venceu a corrida, fazendo dobradinha com Emerson Fittipaldi; a primeira na Fórmula 1. Terminou a temporada em 6º, com 24 pontos.
O campeonato de 76 não foi muito bom. Utilizando os motores Alfa Romeo, que eram pesados e gastavam muita gasolina, fez apenas 7 pontos, terminando em 14º lugar.
Em 1977, um segundo lugar no Grande Prêmio da Argentina foi o último pódio de José Carlos Pace. Participou de mais duas corridas, Brasil e África do Sul, sem pontuar.
No dia 18 de março de 1977, o avião em que viajava, um pequeno mono-motor de propriedade do também piloto Marivaldo Fernandes, bateu numa árvore na Serra da Cantareira, município de Mairiporã, após decolar do Aeroporto Campo de Marte no início de uma violenta tempestade, tendo Pace morte imediata. Em 1985, o Autódromo de Interlagos foi batizado Autódromo José Carlos Pace em homenagem ao Moco.

8 comentários:

Primo disse...

Poderia ter tido uma linda carreira...mas quem pode saber?
Importa que enquanto esteve por aqui era um bom cara...

Pé de Chumbo disse...

O piloto do avião era meu conhecido, chamava-se Oliveira e tinha bastante experiencia. Foi realmente uma fatalidade...

Primo disse...

Parece q ele tava indo comprar fazenda de laranja em Araraquara...

regi nat rock disse...

Ele estava com a familia em Araraquara meio que de ferias e veio a Sampa resolver alguns assuntos com o Marivaldo.
Grande Pacce o Campeao de F1 que nAo foi.

RACER X disse...

Outros tempos...

Flavio disse...

O piloto do avião não era o Marivaldo Fernandes?

Carlos R disse...

Fui ao lançamento de sua biografia no Automovel Clube Paulista na decada de 1980....preciso procurar o livro para rele-lo!Grande Moco!

bitbytesdoesporte disse...

Mais uma vez, parabéns por reavivar em nossa mente um desportista brasileiro de grande monta.

Grato por mais essa emoção!!

Forte abraço, fiquem em paz e ainda mais luz em nossas vidas!!
Enorê.