terça-feira, 13 de janeiro de 2009

COMO DIZIA CHACRINHA...

“Nada se cria; tudo se copia”. E, mesmo do outro lado do mundo, na China e India, os dois mercados emergentes do sudeste asiático, parecem se adaptar perfeitamente a um costume que já pode até ser considerado tradicional, principalmente no que diz respeito à indústria automotiva.
Se os chineses são famosos pelas imitações de diversos tipos de produtos, sejam eles eletrônicos ou de vestuário, são capazes de gerar maior espanto quando comparamos os logotipos dos fabricantes de automóveis, no que são seguidos pelos indianos também. Neste caso, estas empresas orientais vão além da pura e simples imitação e acabam fazendo logos praticamente idênticos a outros já existentes e consagrados no mercado. As empresas japonesas são o maior alvo, uma vez que remetem à confiabilidade do produto.
Nas fotos ao lado, é possível verificar a semelhança entre os logotipos de algumas marcas de carros chineses e indianas e de outras já existentes. Confira, sendo que à esquerda você tem o logo original e à direita a cópia:

Oldsmobile x Mahindra: a indiana Mahindra foi pelo mesmo caminho; qualquer semelhança é mera coincidência ao comparar o seu logo com o da já extinta Oldsmobile, pertencente à GM?


Mercedes-Benz x BAW: a BAW (Beijing Automobile Works) buscou sugestão na alemã Mercedes-Benz, criando uma estrela na cor cinza. Como o nome remete à BMW, é de se supor que surgirá logo um Lorsche, ou Parschis.



Infiniti x Chery: a Chery, um dos maiores fabricantes de carros no território chinês abusou da “inspiração” ao criar o logo semelhante ao da Infinity, divisão de luxo da japonesa Nissan.


Mazda x Haima: a Haima, por sua vez, não leva somente os motores da japonesa Mazda – fruto de uma parceria entre as duas empresas asiáticas -, mas também abusou da falta de criatividade para criar a logomarca.


Subaru x Jiangnan: a Jiangnan desenvolveu sua identificação visual à la Subaru. Nem a cor azul escapou

(Reprodução - Texto e foto by Vitão)

10 comentários:

vitão disse...

Obrigado comparsa Buonnano, ficou bem legal a edição.

vitão disse...

Esqueci de comentar, parte do texto é da Analise Lopes, do icarros. Crédito feito.

Buonanno disse...

My pleasure!

Pelos menos duas empresas alemãs, BMW e Mercedes, já têm processos de acusação de plágio contra suas "concorrentes" chinesas. A BMW teve a X5 copiada escandalosamente e a Mercedes o carro compacto de dois lugares chamado Smart.

Jonny disse...

pra quem gosta do assunto:
http://www.cartype.com/list/1/companies

Além de todos os logotipos e suas evoluções, tem tanbém propagandas.
Falando nisso, Publicidade de tudo quanto é carro no mundo...
http://www.adclassix.com/caradsindex.htm

Pé de Chumbo disse...

Mandei um material sobre a evolução dos logotipos...
Deve de tá por aí...

M disse...

É a milenar sabedoria chinesa !

Pé de Chumbo disse...

Já tão até dizendo que a GM copiou essa sigla (GM), que originalmente queria dizer GARAGEM DO M...

Será?

Isso dá processo, M...

M disse...

Pé,
Aconteceu o mesmo com os ingleses, que tentaram a promoção da marca MG, pela associação com a minha garagem.
Quanto a estes novos aventureiros, convocarei os causídicos a tomarem as medidas judiciais cabíveis.

Speed disse...

Lorsche! Que hilário! Boa sacada! Parabéns à dupla pelo post. Os japoneses começaram copiando os americanos, mas agora superaram os antigos mestres e estão esperimentando o próprio remédio com as cópias (ainda muito mal feitas) de seus carros e marcas pelos coreanos e indianos.

Cuore Sportivo disse...

Não só os logos, tem as cópias dos carros que usam "referências" de diversas montadoras. Tem um SUV (não lembro de qual montadora) que tem a frente de CRV antigo com traseira de RAV4. Esses chinas são muito descarados mesmo.