terça-feira, 20 de janeiro de 2009

NUNO MINDELIS

Para começar bem o dia, hoje nós reverenciamos uma fera da guitarra, um daqueles poucos que faz ela chorar e gemer de prazer. Trata-se de Nuno Mindelis, que tem uma trajetória de vida bem legal. Ele nasceu em Luanda (e conversando ainda dá para ouvir o sotaque além-mar de leve), e desde pequeno ouvia B.B.King e outros reis, fazendo um paralelo com o blues de raiz africano. Morou no Canadá e radicou-se no Brasil. Ganhou o prêmio de melhor guitarrista do mundo pela revista Guitar Player (mais de uma vez), tocou em Montreaux e vários festivais , inclusive com a banda do Steve Ray Vaughan, a Double Trouble. Como muitos (bons) artistas faz mais sucesso fora do país. Aqui ele é super comparsa, do tipo que toma café na padoca do bairro (mora em Aldeia da Serra), toca na quermesse da igreja, cumprimenta todo mundo na banca de jornal, e ainda se envolve com questões de gestão e proteção do condomínio. Uma figuraça, que manda um blues como poucos. Assista ao vídeo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Buonano, mandou muitissimo bem... Grande Nuno, um daqueles caras que dá um real prazer de ouvir tocando.
E, claro, não reconhecido aqui nesta terra de pagode e funk. É de se observar como o cara curte não só o som que sai da própria guitarra mas - o que é comum nos grandes músicos - também o som que os companheiros estão fazendo. E o legal de tocar blues é exatamente o fato de você estar ora solando (brincando seria o termo mais apropriado) ora fazendo a base para quem está solando. Tocar blues é o maior legal...Não é a toa que todos os grandes guitarristas curtem um blues.
E o Nuno manda um som de primeirissima...
Grande lembrança, Buonano! Se tiver como, peça ao Nuno indicações de onde ele vai tocar, pra gente poder se reunir lá! Blues combina com um bom bourbon ou scotch... que coisa mais "comparsa" que isso?

vitão disse...

Virgo, o site oficial do nuno é
http://www.nunomindelis.com/ , e não tem nada programado. Acho que ele vai tocar no Ceará no festival de blues que eles tem durante o caranaval em Guaramirim (ou coisa semelhante). Em São Paulo ele tem algumas apresentações no SESC (tem que acompanhar no site) além do festival de inverno de Santana de Parnaíba e na quermesse da igreja de Santo Antonio em Aldeia da Serra (só para mostrar o espírito público dele). O Nuno é super atencioso e acessível. Se estiver difícil encontrar os discos dele, acho que site ou nas bancas de jornal de Aldeia pode-se encontrar. O Nuno é comparsa certificado .

Buonanno disse...

Virgo grazie!

A dica veio do super comparsa Vitão que está meio sem tempo porque está tratando da importação de uma Lamborghini Murciélago e, portanto, pediu que eu postasse o vídeo para ele.

Como você pode perceber, ele só tem um ótimo gosto para música porque para carros...

Abraço.

vitão disse...

Buonanno, padrões de consumo são sempre nivelados. Já viu pagodeiro ou jogador de futebol de Ferrari ? ihhh, melhor mudar de assunto e curtir o blues do Nuno.......

Anônimo disse...

Na 2a. metade dos anos 70,meus tempos de FEI,eu costumava estudar para provas na casa de um amigo no Brooklin(SP,claro).De vez em quando aparecia um colega(só,não amigo)nosso,que era bom pacas em tudo matemático,que o Sardinha,dono da casa, vivia dizendo que era um PU*A músico.Só o ví dedilhando algumas notas na época,mas ele acabou nos deixando,abandonou a engenharia para estudar música nos EUA ou Alemanha,não me lembro bem agora.
Enfim,toda vez que surge o nome do Nuno,fico cismado que ele É aquele cara.Consultei a biografia dele no site e a única referencia aos anos 70 é a sua mudança para cá em 75.Alguém aí tira minha dúvida ??

Primo disse...

Vitão, metade do time do Milan anda de Ferrari...

Anônimo disse...

O rock está para o automobilismo assim como o samba está para o futebol, o baião está para o rock assim como o chorinho está para o blues, pois blues e chorinho são músicas de lamentos.
Agora, tem muito jogador de futebol que se torna rico e compra carrões, como o Romário que até Ferrari tem.
Quanto ao Nuno Mindelis é um grande blues man e faz muito sucesso lá fora nos maiores festivais de blues do mundo. Não precisa muito de fazer sucesso aqui, mesmo porque, o blues é mais direcionado para um público mais seleto.
Se você quer ver um grande guitarrista, veja a quantidade de pedais que ele usa, quanto menos, melhor e o Nuno não foge à regra, praticamente ele usa apenas um Uá Uá (não sei se escrevi direito)e os recursos de sua Fender como a sua própria distorção e o som do volume da guitarra. Através destes recursos ele eleva, estica e diminui a nota de um solo de sua guitarra. Por aí a gente vê o talento que ele tem, pois não precisa de recursos extras para tirar o seu som, como acontece com os guitarristas de Have metal que usam uma infinidade de pedais.
A quantidade de ótimos guitarristas que o Brasil tem é muito grande, só que estou lembrando agora no momento, o Nuno, o André Cristovam, o Pepeu Gomes, o Serginho Dias, o Celso Blues Boy, entre muitos outros.
Jovino

vitão disse...

Só para mostrar que o COMPARSAS chega longe, segue a nota do próprio Nuno sobre o seu disco, que só vai ter fera :

Peter Barton (baixista da lendária banda The Animals) Mick Gallagher (Animals, ex. Paul McCartney, Eurhythmics, Peter Frampton, Clash) e Jerry Donahue (Fairport Convention, Hellecasters , Yardbirds etc.) confirmaram participacão no próximo disco de Nuno Mindelis , em fase de finalização .


Em 2007 e 2008 Nuno Mindelis fez duas bem sucedidas turnês na Inglaterra, tendo sido anunciado junto aos maiores nomes do gênero, como Steve Cropper, (Otis Redding, Booker T , Blues Brothers) Yardbirds, (Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page ) Albert Lee e outros.

Anônimo disse...

Vitão, o interessante que muitos destes músicos tocavam lá pela década de 60 e continuam na ativa até hoje. The Animals, uma grande Banda que teve um dos maiores vocalistas que vi, o Eric Burdon, o Steve Cropper que tocou com o grande Otis Redding e que tem hoje uma carreira solo. É só esperar para ver o disco sair.
Jovino

Buonanno disse...

Vitão, você que é chegado nele peça para ele avisar quando sair o disco. Também gosto muito desse pessoal todo que você falou.

Quem sabe ele faz uma apresentação para os comparsas?

vitão disse...

Assim que eu tiver notícias eu informo.