quarta-feira, 15 de abril de 2009

T-25 DO GORDON...

Um dos grandes inovadores na Fórmula 1, Gordon Murray, acaba de anunciar que as licenças para a fabricação dos T.25 City Car e IStream estão em processo de certificação. Depois de um ano de estudos na empresa de Gordon, o T-25 que é menor do que um Mini Cooper virá em quatro estilos. O desenvolvimento do processo começou há mais de 15 anos, e já ganhou o prestigioso "Idéia do Ano de 2008" prêmio da Autocar, a mais antiga revista de automóveis do mundo. De acordo com Gordon Murray Design, as licenças de fabricação irão mudar radicalmente não apenas os automóveis, por tratar-se de abordagem totalmente inovadora, mas também a maneira planejada de construí-los conduzirá o pessoal técnico a novas formas de montagem industrial. A simplificação do processo de montagem do carro significa que uma planta industrial pode ser concebida para ter 20 por cento do tamanho de uma fábrica convencional. Essa nova tecnologia pode reduzir o custo de uma linha de montagem em até 80 por cento. No entanto, a flexibilidade de montagem deste novo processo significa que a mesma fábrica poderá ser utilizada para montar diferentes modelos. Construída em torno do mantra de "Pense Light", o processo de design do IStream é também uma completa reformulação na forma de como serão empregados diversos materiais de forma significativamente econômica. Com o novo processo de fabricação dos motores, com foco na redução radical de emissão de poluentes, deverá atingir números alentadores de baixa poluição, ao longo do ciclo de vida dos veículos produzidos, em comparação com os convencionais. Embora a T.25 esteja oficialmente à venda somente a partir do 2º semestre de 2009, a empresa já foi consultada por 15 clientes potenciais com fabricas em 12 países, interessados na eventual produção sob licença. E rola a boataria que uma empresa da terrinha já entrou em contato para produção do carrinho! Será a Xingú Tech...

6 comentários:

M disse...

Me cheira conversa-mole de algum geninho de marketing. Com certeza não vai passar de mais um pinico atômico.

Primo disse...

E o protótipo é verde...será encomenda do M?

M disse...

Lógico ! Eu disse que se não fosse verdinho, não queria nem ver !

regi nat rock disse...

Tenho cá minhas dúvidas.
Novas maneiras de construir, bla bla bla.. sei lá, o cara foi gênio na pista quando não havia preocupações ambientais.
vamos ver o traquuiconza pra depois opinar.

roberto zullino disse...

Na Motorsport tem uma entrevista dele para o Simon Taylor e depois uma reportagem sobre a empresa dele que estava projetando esse carro.
Só acredito vendo. Tem que fazer como o Tata, já fabricou e vendeu 51 mil das merdas dele.

Anônimo disse...

Xingu Tech?
Mentira, mentira, mentira.
Somos modestos:
Primeiro chassis carenados com motores centrais para kartodromo, depois nosso motor canhão de 500cc, posteriormente motores de popa flex e por fim o mundo! Logo depois do mundo, modestamente a conquista do Universo...
Gordon Murray não está nos nossos planos.
Ricardo Divila sim.
"Leio mas não escrevo"
Claudio Ceregatti