segunda-feira, 11 de maio de 2009

DIVAS - Jeanne Moreau


Filha de um barman francês e de uma bailarina britânica, JEANNE MOREAU nasceu em Vichy, mas foi em Paris, onde estudou teatro com Denis d'Inès que iniciou sua formação de atriz clássica no Conservatório de Paris. Na Comédie Française, estreou no final de 1950, com a peça "Les Caves du Vatican", de André Gide, sob a direção de Jean Meyer. Sua atuação lhe valeu uma capa do Paris Match e as felicitações de Paul Léautaud.
No cinema, Jeanne Moreau estreou em 1948 no filme "Dernier Amour", de Jean Stelli, num papel secundário. Nos anos que se seguiram, atuou em diversas películas até que, em 1958, com os filmes de Louis Malle, "Ascensor Para o Cadafalso" e "Os Amantes", alcançou definitivamente o estrelato, dando início a uma brilhante carreira internacional ao lado de grandes cineastas que vão, além de Malle, de François Truffaut a Luís Buñuel, passando por Michelangelo Antonioni, John Frankenheimer e Orson Welles, sem jamais abandonar o teatro.
Além de atriz, tendo atuado em mais de 120 filmes, Jeanne Moreau é também roteirista e cineasta, tendo realizado três filmes, "Lumière", em 1976, "L'Adolescente", em 1979, e "Lillian Gish", em 1983.
Dos grandes filmes que protagonizou, destaque especial para Jules e Jim, de 1962 sob direção de François Truffaut. Atuou sob a direção do brasileiro Cacá Diegues em Joana Francesa, de 1973.
Nos anos 80, paralelamente à sua carreira no cinema e no teatro, ela se dedicou à música e à televisão, onde participou de telefilmes e apresentou programas sobre pintura.
Essa seção volta depois de algum tempo, atendendo aos apelos do nosso comparsa M.

6 comentários:

Primo disse...

M, contenha seu entusiasmo...nossa doce Jeanne hoje tem 82 aninhos !!!

regi nat rock disse...

Xéééé´... não tem jeito primo, Se é Deusa o M não perdoa; cata tudo...

Primo disse...

M é um homem de gosto apurado, conseglieri Regi...

M disse...

TITIA BOCÃO !!!!!!!
Foi a melhor boca das telonas !!!!
Boa desenterrada do nosso amigo Primo, o arqueólogo !

Regi,
Caluda, homem ! Caluda !
Ou eu chamo o Zullino...

Jovino disse...

Primo, também estou com o M, adoro cinema e é uma bela homenagem a Jeanne Moreau.
Lembro-me do filme Joana Francesa, Com direção musical de Chico Buarque e os temas das música são cantados por Jeanne Moreau, a saudosa Nara Leão e Raimundo Fagner, que inclusive, incluiu algumas músicas em seu disco Ave Noturna, o melhor dele para mim.
Jovino

Pé de Chumbo disse...

Essa aí já tinha virado o odometro quando eu nasci...