segunda-feira, 17 de maio de 2010

O SOM DO COMPARSAS - Ronnie James Dio (in memorian)



Como o Comparsa rockeiro Jovino já informou no sub-blog, nesse fim de semana partiu dessa pra uma melhor o grande RONNIE JAMES DIO, histórico vocalista de bandas como Rainbow, Black Sabath e recentemente tocou no Brasil com a Heaven and Hell.
Nascido Ronald James Padavona em Portsmouth em 1942, Ronnie adotou o sobrenome "Dio" em homenagem a um mafioso italiano, Johhny Dio. Por aí se vê a vertente do cabra.
Mais sobre a fera Dio é assunto pros Comparsas Jonny e Jovino, craques no assunto.
Descanse em paz, rapá !!!

6 comentários:

Jovino disse...

Ano passado, tive o prazer de ver ao vivo o show do Heaven and Hell aqui em Brasilia e fiquei impressionado com o gogó do Ronnie Dio, mesmo com seus 66 anos e ainda cantando muito.
Sem dúvida, é uma grande perda para o rock and roll e nunca podia imaginar que ele estivesse com a saúde abalada em função de um câncer com todo o pique que tinha no palco.
Que descance em paz.
Sexta passada fui a goiânia assistir a um dos meus maiores ídolos, o Johnny Winter. Nunca poderia imaginar que um dia o veria ao vivo num pub tocando para umas 300 pessoas.
A sua saúde, como a do Dio, está bem abalada, pois ele locomove-se com dificuldades e toca numa cadeira de rodas. Mas quando cutuca a velha gibson um som alucinante me fez voltar no tempo.
Tirei algumas fotos, mas o segurança logo avisou que era proibido usar fleshe, pois ele poderia parar o show.
Quando terminou a apresentação, todos foram para beira do palco e eu fui para fora e fiquei ao lado da vã. E ele apareceu andando sozinho com seguranças ao lado, mas sem tocá-lo todo emborcado.
Apontei a minha máquina, mas me lembrei dos fleshes e não tive coragem de fotografar.
Parecia um sonho, o meu grande ídolo, ali, do meu lado e eu fiquei imóvel.
Jovino

regi nat rock disse...

melhor assim Jovino.
Tem momentos que , por mais que queiramos, é imposs;ivel dividir. Esse, me parece, foi um dos.
Sortudo!!

RACER X disse...

Bem...sei lá, não sei se é pq ando um tanto amargurado com o que acontece a minha volta e comigo, o fato é TODOS nós vamos virar pó um dia (alguns, purpurina, bien sur!).
Semana passada perdi um amigo de infancia, que era presidente do fã-clube oficial Elvis Presley no Brasi. Hj fiquei sabendo dum redator brother que teve parada cardiaca em pleno trabalho...enfim, voltemos ao Dio. Ou Deus.
Quando Ritchie Blackmore fundou o Rainbow, após sua passagem pelo Deep Purple, e convidou o Dio para os vocais, falou-se muito sobre essa nova superbanda.
O cra tinha um potencial absurdo (isso lá pelos 1974-1976) e tenho os 3 primeiros albuns deles.
Quando ele foi pro Black Sabath eu já tava em outras, curtindo jazz-rock, fusion, Zappa e outras cositas.
Quem me falou de sua morte foi meu assistente hj de manhã, e ele foi nesse show do Heaven and Hell.
Suas palavras, do altos de seus 27 anos, foram: meu avô tem 68 anos, e o Dio 67! como ee que pode? meu avô não canta!!!
E terminando com as palavras de outro brother, o Tarcisio Lacava:
Ronnie Dio está para mim entre os top ten vocalistas de Heavy Rock que inclui Gillan, Coverdale, Plant, etc...ele foi descoberto pelo Richie Blackmore no Rainbow, cuja banda teve sua melhor fase, fez grandes versões do Purple e arrebentou no Black Sabbath num momento muito interessante que ficou bem próximo do progress...ivo. Sua voz era forte, lembrava tenores de ópera; suas músicas e bandas primavam pela diferenciação do convencional berreiro e falta de swing no heavy rock, ou seja, era inteligente, coisa rara depois dos anos 80...

Em suma: uma primadonna do rock. R.I.P., Dio
Em sua homenagem, vou ouvir HOLY DIVER até riscar...

Bianchini disse...

Enquanto Ronnie James Dio morreu, Katinguelê, Asa de Águia e Netinho continuam vivos... o mundo é um lugar muito injusto!
Resquiat in pace, Dio!

Jovino disse...

Jonny, costumo dizer que quando a gente passa dos enta, começamos a lidar com perdas, tanto familiares, como de nossos ídolos.
O Dio é um deles, um ídolo, que para gente como nós que vivemos muito a cultura rock setentista fará muita falta, principalmente, pela carência de novos ídolos verdadeiros e com o talento dele.
Quando tive o privilégio de vê-lo apresentando-se no ginásio de esportes fiz um filminho e que postei no you tube e já tem mais de 4.000 acessos.
Repare que o Iomi começa fazendo um solo e quando o Dio entra e solta o seu vozeirão, parece que o ginásio treme todo.
Ainda sobre o Johnny Winter fez um show em que ele não dirigiu uma palavra ao público nem olhava para canto algum, me parecendo um tanto melancólico e tocando como se estivesse num outro lugar, bem longe dali.
O link do Dio é este:

http://www.youtube.com/watch?v=vCx4C3zSnWU

Jovino

Primo disse...

Ja tinho visto o post do Jovino e o solo do cara é duca...
Quanto ao Johnny Winter, uns dos 3 ou 4 q ainda restam do blues, disse numa entrevista (por mail) ao Estadao q largou a cachaça e as drogas e tá conseguindo parar de pé e falar...
Vai tocar em Sampa no proximo sabado, 22/05...aproveitem q deve ser das ultimas tb.