sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O SOM DO COMPARSAS - Etta James

Faleceu hoje a cantora americana de Blues, R&B, Jazz e Gospel ETTA JAMES.

Nascida em 1938 em Los Angeles, filha de Dorothy Hawkins, uma afro-americana, mãe solteira aos 16 anos. Nascida de duas raças diferentes, Etta procurou saber quem era seu pai, desconhecido até então, sua mãe diz ser Minnesota Fats e do qual ela recebia pensão na condição de manter segredo sobre sua paternidade.

Ela teve o seu primeiro contacto com a música aos 5 anos de idade, tendo aulas com James Earle Hines, diretor musical da escola Echoes of Eden da Igreja Batista de St. Paul, em Los Angeles.

Sua família mudou-se para São Francisco, Califórnia, em 1950, e em 1952 Etta e mais duas amigas formaram o trio (As Creolettes), o qual viria a chamar a atenção de Johnny Otis. Otis inverteu as sílabas do seu nome para lhe dar uma melhor sonoridade assim surgindo o seu nome artístico. A partir daí Otis investiu na garota começando a gravar os seus primeiros temas.

Sua primeira gravação, e seu primeiro êxito R&B, foi de sua própria autoria, "The Wallflower (Dance with Me, Henry)", uma música-resposta para a música de Hank Ballard, "Work with Me, Annie". Em 1954, Etta gravou juntamente com a banda de Otis e com Richard Berry, o qual cantava a segunda voz. A canção não estava totalmente boa, e foi re-escrita por Georgia Gibbs, ganhando o título de "Dance with Me, Henry". Também gravou momentaneamente o Etta James & the Peaches, com diversos hits e foi contratada mais tarde pela Chess Records em 1960.

Saiu em turnê com Johnny "Guitar" Watson juntamente com Otis nos anos 50 e foi citada por Watson como a penúltima influência em seu estilo.

Ela lançou vários duetos com Harvey Fuqua (de The Moonglows), do qual surgiu o seu maior sucesso já gravado, a belissima e clássica "At Last". A canção, que apareceu juntamente com outros êxitos como "All I Could Do Was Cry" e "Trust in Me", foi incluída no seu álbum de estreia, "At Last".

Teve sérios problema de drogas e romances mal sucedidos, que interferiram em sua carreira. Teve tambem problemas com a obesidade (chegando a ter quase 200 kg), que levaram-na a fazer uma cirurgia gástrica em 2003, fazendo-a perder quase 100 kg.

Em 2003 Etta James recebe uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Ultimamente Etta faz tours pela América junto com seus dois filhos, Donto e Sametto.

Em 2011, cantou com Flo Rida, na musica Good Feeling, com uma participação não-creditada.

4 comentários:

Primo disse...

Passou desta pra melhor, mas seu som está eternizado aqui no COMPARSAS.
Ela cantou por aqui naquele antigo festival de Jazz que rolou inicialmente no Anhembi, cantava muito e era polemica.
Pesando quase 200 kg disse numa entrevista que quem quisesse saber da vida sexual dela q perguntasse ao bocudo Mick Jagger...kkkk

RACER X disse...

Eu assisti esse show, no palacio da convençoes Anhembi, eu tava lá!
Voz absurda, banda idem. Pena.

Jovino disse...

Uma grande perda para o Rock e jazz. Mês passado fiz uma homenagem para ela no Mocambo com um video em que ela cantava "At Last", o seu maior sucesso quando fiquei sabendo que ela estava em fase terminal.
Cantava muito.
Jovino

Primo disse...

Feríssima...tem um video dela com BB King que é uma ignorancia de bom !!!
Mas a dinamica da vida é essa...chegou a hora, chegou...!
Que descanse em paz e faça muito som lááá no ceu, pq tá cheio de gente boa por lá...