domingo, 17 de janeiro de 2016

MUHAMMAD ALI : O MAIOR !

"Quando ele era criança, ele nunca ficava parado. Ele caminhou e conversou e fez tudo antes de seu tempo".
Grady Odessa Clay, a mãe de Muhammad Ali

Muhammad Ali nasceu Cassius Clay Jr em Louisville, Kentucky. 

Cassius Clay
Cassius Clay com a idade de 12. (Getty)


Aos 12 anos de idade, seus pais compraram-lhe uma bicicleta de aniversário. Foi roubada.

Furioso, Clay foi para relatar o roubo a um policial local chamado Joe Martin. Martin era um instrutor de boxe, bem como um policial. Martin sugeriu que ele aprendesse a lutar antes de sair por aí ameaçando. Daí, Martin se tornou o primeiro treinador de Clay e logo ganhou uma série de títulos no circuito de boxe amador sob a orientação de Martin.

Aos 18 anos, Clay se classificou para os Jogos Olímpicos de Roma. Ele encantou a mídia mundial e provou ser popular entre seus colegas atletas. E ganhar o ouro como um meio-pesados.

Muhammad Ali ganha o ouro nos Jogos Olímpicos de 1960
O pódio depois de receber sua medalha de ouro em Roma.(Getty)

"O boxe é um monte de homens brancos que olham dois homens negros bater uns nos outros".
Muhammad Ali




"Flutue como uma borboleta, 
pique como uma abelha".
Ali em seu famoso estilo




"Cassius Clay é um nome de escravo. Eu não escolhi isso e eu não quero isso.Eu sou Muhammad Ali".
Muhammad Ali


"Eu não vou desonrar minha religião, meu povo ou a mim mesmo, tornando-se uma ferramenta para escravizar aqueles que estão lutando por sua própria justiça, liberdade e igualdade".
Declaração pública de Muhammad Ali em sua oposição à guerra do Vietnã


Joe Fraizer derrota Muhammad Ali em 1971.
Joe Fraizer derrota Muhammad Ali no Madison Square Gardens, 1971. Decisão unânine dos jurados nos 15 assaltos, primeira derrota como profissional de Ali. (Getty)


"Eu não chamo-lhe o melhor pugilista de todos os tempos, mas ele é o maior ser humano que já conheci".
George Foreman, para Muhammad Ali


Aposentado Ali
Ali antes de sua luta final, contra Trevor Berbick, em 1981.(Getty)


Aposentou-se aos 40 anos com um registro de 56 vitórias e cinco derrotas.


No verão de 1996, Muhammad Ali acendeu a chama olímpica em Atlanta.

Em 1999, em reconhecimento do seu trabalho humanitário em países pobres, Ali foi nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas. 

Um filme de Hollywood estrelado por Will Smith, contando sua vida e carreira foi lançado em 2001 (abaixo). Ali fez uma série de aparições públicas para promover o filme.



Ali no Jogos Olímpicos de 2012
Muhammad Ali nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. (Getty)

Um comentário:

Rui Amaral Jr disse...

"O Bailarino" me desculpem Eder e alguns outros mas o maior de todos os tempos!