GP DA BÉLGICA - Francorchamps
Vamos aos fatos de sábado que podem mudar o resultado da corrida de domigo.
PESOS
Com 8 quilos e meio a mais de combustível, Jarno Trulli tem vantagem estratégica sobre Giancarlo Fisichella, até ao 1º pit para assumir a posição. Esse combustível pode dar para 2 voltas ou mesmo 3, numa perspectiva mais optimista de consumo.
Pelas contas, Trulli e Heidfeld vão parar 2 voltas após Fisichella. Mas Rubens Barrichello na BrawnGP depois de obter o 4º posto, será o primeiro piloto a parar e é o mais leve. O brasileiro tem nas mãos uma estatégia muito agressiva e vai ter de fazer uma corrida brilhante para chegar à vitória.
Hamilton, Alonso e Button vão largar muito pesados e esperar por chuva para conquistar posições mas será uma corrida difícil para os três. Os Red Bull estão em condições de chegar ao pódio, dependendo de um bom início de corrida para Vettel e Webber.
Atenção a Raikkonen que tem feito excelentes tempos com o sitema KERS. Se em SPA a reta é curta até La Source, o melhor virá depois com o Eau Rouge e Radillon e a longa reta até Les Combes. Com o KERS, Raikkonen pode aparecer até em 3º no final da longa primeira reta.
Se tivesssem todos o mesmo peso em qualificação, Jarno Trulli teria sido o pole. E ajustando os níveis de combustível com os tempos da Q3, Vettel teria sido o 2º mais rápido em pista. Heidfeld o 3º, Fisichella o 4º, segundo-se Raikkonen, Webber, Kubica, Rosberg, Barrichello e Glock.
PNEUS
O composto mais suave parece ser totalmente desadequado em Spa. Se chover no meio da corrida, as equipes jogam na loteria, mas ficam dispensadas de uso do composto mais suave. Se a corrida começar com ameaça de chuva, todos deverão sair com o composto médio. Se não chover, veremos quem sofre menos com o composto suave e em apenas um dos turnos.
Grid de largada + pesos e previsão do 1º PIT
POS | PILOTO | EQUIPA | TEMPO | Kgs | 1ºpit |
1. | Giancarlo Fisichella | Force India-Mercedes | 1:46.308 | 43 | 12 |
2. | Jarno Trulli | Toyota | 1:46.395 | 51,5 | 14 |
3. | Nick Heidfeld | BMW Sauber | 1:46.500 | 50 | 14 |
4. | Rubens Barrichello | Brawn-Mercedes | 1:46.513 | 39,5 | 11 |
5. | Robert Kubica | BMW Sauber | 1:46.586 | 44 | 12 |
6. | Kimi Raikkonen | Ferrari | 1:46.633 | 50 | 14 |
7. | Timo Glock | Toyota | 1:46.677 | 43,5 | 12 |
8. | Sebastian Vettel | Red Bull-Renault | 1:46.761 | 57,5 | 16 |
9. | Mark Webber | Red Bull-Renault | 1:46.788 | 53 | 15 |
10. | Nico Rosberg | Williams-Toyota | 1:47.362 | 65 | 18 |
11. | Adrian Sutil | Force India-Mercedes | 1:45.119 | 73,5 | 21 |
12. | Lewis Hamilton | McLaren-Mercedes | 1:45.122 | 88,5 | 26 |
13. | Fernando Alonso | Renault | 1:45.136 | 79,4 | 23 |
14. | Jenson Button | Brawn-Mercedes | 1:45.251 | 89,2 | 26 |
15. | Heikki Kovalainen | McLaren-Mercedes | 1:45.259 | 92 | 27 |
16. | Sebastien Buemi | Toro Rosso-Ferrari | 1:45.951 | 80 | 23 |
17. | Jaime Alguersuari | Toro Rosso-Ferrari | 1:46.032 | 99,5 | 29 |
18. | Kazuki Nakajima | Williams-Toyota | 1:46.307 | 101,1 | 30 |
19. | Romain Grosjean | Renault | 1:46.359 | 99,7 | 29 |
20. | Luca Badoer | Ferrari | 1:46.957 | 86,5 | 25 |
2 comentários:
Eu já penso que o Rubens tem que marcar o Kimi. Os outros não encaro como grande perigo. Enfim, é uma corrida aberta .
Sou 60% Rubens e 40% Kimi.
Qualquer outro resultado será uma baita surpresa.
Concordo com o Regi, mas com outras proporcoes:
40% Rubens, 35% Kimi e 25% Fisi. Afinal, ele atropelou um coelho...
Postar um comentário