sábado, 25 de outubro de 2008

GOMORRA

O vencedor do Festival de Cannes deste ano foi o longa-metragem Gomorra, nome pelo qual a máfia napolitana Camorra é conhecida pelos mais íntimos. Baseado no livro de Roberto Saviano e dirigido por Matteo Garrone, o filme trata das atividades dessa organização criminosa que vem prestando serviços à indústria da moda fashion e à produção de artigos de luxo entre outros.
Diferente de sua similar mais famosa, a Máfia siciliana, a Camorra abandonou há tempos os códigos internos de conduta e de honra. Esses códigos permitiam, entre outras coisas, apenas a exploração dos serviços de proteção, prostituição e jogo, delitos considerados “leves” se comparados com os atuais. Hoje ela se dedica à bandidagem e à violência indiscriminada, utilizando-se inclusive de elementos da Máfia chinesa.
A seguinte frase é exigida pela organização criminosa, de todos que saibam de qualquer atividade sua: “Eu não sei nada, eu não vi nada, eu não estava lá e, se eu estive eu estava dormindo”. Assim, por conta do grande sucesso do filme, Saviano, o escritor de apenas 29 anos, foi jurado de morte pela organização. Acompanhado por uma escolta policial 24 horas por dia o escritor sem poder sair de casa e sem poder escrever, resolveu abandonar a Itália.
Não sabe se algum dia poderá voltar.
(reprodução)

Nenhum comentário: